Livros, sites e downloads para os profissionais da engenharia

Hidráulica na Prática
Luiz Mario Marques Couto;
1ª edição;  312 páginas;
Editora Elsevier

A obra foi pensada para auxiliar os estudantes de engenharia civil, agronomia e engenharia ambiental nos conteúdos básicos de engenharia hidráulica. Dividido em 20 cenários, áreas distintas, com 200 exercícios resolvidos, o livro é uma boa alternativa teórica e prática. Hidráulica na Prática é uma coletânea de vivências e de situações verídicas que acontecem no ambiente de trabalho, o que faz com que as exemplificações sejam reais. A partir dessas experiências profissionais, são sugeridas soluções para os problemas detectados, de forma a beneficiar tanto a sociedade quanto o meio ambiente.

 

Como Preparar Orçamentos de Obras
Aldo Dórea Mattos;
2º edição; 278 páginas;
Editora PINI

Esta segunda edição traz como novidades a desoneração da folha de pagamento e exemplos de curva ABC. Best-seller da editora, o livro é uma publicação essencial para quem pretende dominar o ofício de estimar os custos de construção e definir o preço de uma obra.São abordados todos os passos do processo de orçamentação: levantamento de quantitativos, composição de custos unitários, cotação de insumos, curva ABC e custo indireto, além da técnica de fechamento do preço de venda e definição do BDI. Estudos de caso e dicas para o orçamentista agregam praticidade e realismo aos assuntos e servem para enfatizar a importância da boa teoria e alertar para os erros comuns observados.

 

Especificação para Estrutura de Aço de Edifícios – AISC
Ivan Lippi Rodrigues;
1º edição; 372 páginas;
Editora PINI

As especificações de estruturas de aço de edifícios do AISC, agora em português e ricas em conteúdo, são mundialmente aceitas, inclusive em países da America Latina, como o México.Os critérios de segurança e o dimensionamento pelo AISC são usados, há vários anos, no projeto de deques de plataformas marítimas (offshore), por consultores internacionais. A versão em português é uma oportunidade única para que os engenheiros brasileiros não totalmente familiarizados com o inglês possam melhorar o nível de projetos no Brasil e não só executar, mas também verificar projetos e especificações de terceiros executados ou recebidos do exterior.

 

Gerenciamento de Obras
Giuliano Polito;
1º edição; 356 páginas;
Editora PINI

A proposta dessa publicação é apresentar um método estruturado para a gestão de empreendimentos de construção civil que seja aderente aos desafios atuais e que aumente suas chances de sucesso. Trata-se de uma abordagem inovadora, que enfatiza a integração entre o gerenciamento técnico, o gerenciamento do trabalho e o gerenciamento da produção. Destina-se a estudantes, arquitetos, engenheiros, coordenadores, diretores e demais profissionais envolvidos em empreendimentos de construção civil. É abrangente e útil tanto para iniciantes quanto para profissionais mais experientes.

Veja também:

ATENÇÃO ASSINANTES!

O acesso às edições mais recentes das revistas AU – Arquitetura e Urbanismo, Construção Mercado, Equipe de Obra, Infraestrutura Urbana e Téchne foi restabelecido em nossa plataforma digital.