Editorial: engenharia e arquitetura juntas

Não é à toa que as grandes escolas de arquitetura e urbanismo têm se aproximado das escolas de engenharia. Os extintos engenheiros-arquitetos tinham, de fato, razão de ser. Afinal, a interdisciplinaridade que envolve os dois campos é fundamental para o êxito no setor da construção. Paulo Bedê, engenheiro estrutural, fala em entrevista exclusiva sobre as interfaces entre engenharia civil e arquitetura e explica de que forma os engenheiros tornam possíveis os sonhos arrojados dos arquitetos.

A obra que ilustra a capa também é exemplo de experiência feliz na interface entre os dois campos, graças ao projeto do Andrade Morettin Arquitetos levado a cabo em tempo recorde pela Barbara Construtora e Engenharia. Durante 13 meses, o cronograma rigorosamente controlado e realizado recuperou um complexo de galpões industriais no bairro de Vila Leopoldina, na Zona Oeste de São Paulo, e transformou os antigos edifícios num arrojado campus de escola bilíngue. A proposta preserva a memória da arquitetura original e torna–se possível graças a um arsenal de recursos técnicos e logísticos conduzido pela Barbara. Reforço estrutural, estruturas mistas de aço e concreto, fechamentos poliméricos e recuperação de estruturas de madeira foram alguns dos pontos-chave desse trabalho exímio. Téchne visitou com exclusividade a obra recém-entregue e o resultado da análise de nossa equipe é a matéria completa com o dossiê da obra.

Confira ainda nesta edição dois artigos de experts do setor — o primeiro, com análises de resistência do concreto à compressão conforme a normativa, e o segundo, sobre o uso de materiais reciclados na recuperação de calçadas.

A miscelânea de assuntos é rica. Aproveite. Boa leitura!

O editor

Veja também: