Livros, sites e downloads para os profissionais da engenharia

Concreto Autoadensável
Bernardo Tutikian;
Denise Dal Molin;
2º edição; 145 páginas;
Editora PINI

O livro é resultado de mais de 15 anos de estudos. Quando foi lançada a primeira edição, o assunto era pouco explorado e casos no Brasil eram quase inexistentes. Hoje já se observa um interesse expressivo e crescente do mercado. A publicação tem uma extensa revisão do CAA, ressaltando aplicações, vantagens, desvantagens e equipamentos de verificação da trabalhabilidade, entre outros tópicos abordados. No capítulo 5, são apresentados dois métodos de dosagem que foram desenvolvidos para CAA com o intuito de resolver um dos maiores gargalos relacionados à disseminação do material no Brasil: o elevado custo.

Fundações: Teoria e Prática
ABMS/ABEF;
3ª edição; 802 páginas;
Editora PINI

Está organizado em cinco partes. A primeira é uma síntese dos fundamentos da mecânica dos solos. Inclui também um amplo panorama histórico das fundações no mundo e no Brasil. A segunda parte trata de todos os tipos de fundações, reforço de fundações e fundações de monumentos históricos. Como obras de fundação são, em geral, acompanhadas de escavações e contenções, a elas (muros de arrimo, valas escoradas, tirantes etc.) foi dedicada a erceira parte. Da mesma forma, as obras da quarta parte são por vezes indispensáveis para a execução das fundações. A quinta parte trata da qualidade, seus requisitos (para garantia, certificação e homologação) e procedimentos de verificação de desempenho (incluindo provas de carga e monitoraçãodinâmica) das fundações.

Manual Prático das Estruturas Metálicas
Jary de Xerez Neto;
Alex Sander da Cunha;
1ª edição; 776 páginas;
Editora PINI

Este livro está dividido em sete capítulos e destina-se a estudantes, técnicos, projetistas e engenheiros do setor da construção civil, tendo como foco a aplicação direta no escritório de projetos e de cálculo estrutural. Ao final de cada capítulo, os autores abordam evidências fotográficas de casos reais relacionados ao tema e, ao final do livro, é realizado um estudo aprofundado do universo das placas (chapas), mostrando não só o desenvolvimento desse campo como também as fórmulas rápidas e práticas para aplicações diárias.

Construção de Edifícios – Do Início ao Fim da Obra
Paulo Henrique Laporte Ambrozewicz;
1ª edição; 233 páginas;
Editora PINI

Esta publicação, com linguagem simples e acessível, apresenta todas as etapas da construção de uma edificação, do início ao fim da obra. O intuito é facilitar a consulta e o acompanhamento das disciplinas de construção de edifícios, construção civil, tecnologia da construção e de outras de cunho técnico. O conteúdo é amplo, fornecendo informações gerais, como a importância dos engenheiros e arquitetos, esclarecendo a parte burocrática junto ao setor público, a compra do terreno, como projetar e edificar; detalhes que merecem atenção para evitar erros na construção das habitações. Este livro didático é dirigido aos profissionais de engenharia, arquitetura e a todos aqueles que atuam no setor da construção.

Veja também: