Livros, sites e downloads para os profissionais da engenharia

Estruturas em Concreto Protendido
Roberto Chust de Carvalho;
2ª edição;
448 páginas;
Editora PINI

O livro está atualizado de acordo com a norma técnica NBR 6.118:2014 e apresenta um texto didático destinado a alunos de engenharia civil e profissionais que queiram aprofundar seus conhecimentos em estruturas de concreto protendido. Trata com detalhes tanto da protensão com pré-tração quanto da protensão com pós-tração. Todos os capítulos apresentam exemplos didáticos, que mostram a aplicação prática dos conceitos contidos no texto básico e trazem bibliografia indicada para que os interessados possam se aprofundar nos respectivos assuntos.

Concreto Pré-Moldado – Fundamentos e Aplicações
Mounir Khalil el Debs;
2ª edição;
456 páginas;
Editora Oficina de Textos

Nesta edição revisada e ampliada, o livro traz a última atualização da norma brasileira NBR-9.062 – Projeto e execução de estruturas de concreto pré-moldado. Com mais de 400 páginas, a obra está dividida em quatro partes e 13 capítulos, compreendendo desde os fundamentos do concreto pré-moldado, prosseguindo pelas aplicações em edifícios, pontes e outras construções civis e completando com os elementos de produção especializada. Direcionado a alunos e profissionais de engenharia civil e arquitetura, com ênfase no projeto das estruturas formadas por elementos pré-moldados.

Notáveis Empreendimentos da Engenharia no Brasil
Pedro Carlos da Silva Telles;
1ª edição;
236 páginas;
Editora LTC

A publicação tem como principal objetivo divulgar as realizações de empreendimentos brasileiros que datam do século 16 até o século 20. No decorrer do livro são selecionados vários projetos de diversas áreas como estradas, fortificações, navios, obras de contenção e represas. Todos que de certa forma têm relevância para o cenário da construção nacional. O livro, além de trazer a público fatos históricos pouco conhecidos, pretende evidenciar a memória dos engenheiros que contribuíram com seu talento e seu esforço para a relevância da engenharia no Brasil.

Águas de Chuva – Engenharia das Águas Pluviais nas Cidades
Manoel Henrique Campos
Botelho;
4ª edição;
344 páginas;
Editora Blucher

O autor traz na publicação temas como as necessidades e as funções dos sistemas pluviais em cidades e estradas; a explicação dos vários componentes dos sistemas pluviais – bocas de lobo, tubulações, rampas, escadarias hidráulicas entre outros; especificações de projeto comumente adotadas em prefeituras de importantes cidades e por órgãos ligados a sistemas de estradas; especificações de construção dos sistemas pluviais; diferentes e curiosas soluções pluviais, entre outros assuntos apresentados na quarta edição. O livro ainda conta com dois artigos técnicos publicados originalmente pela Associação Brasileira dos Fabricantes de Tubos de Concreto (ABTC).

Veja também: