Livros, sites e downloads para os profissionais da engenharia

Alvenaria Estrutural – Construindo Conhecimento
Gihad Mohamad, Diego Willian Nascimento Machado, Ana Cláudia Akele Jantsch;
1ª edição;
167 páginas;
editora Blucher

Nesta publicação, coordenada pelo professor Gihad Mohamad, é possível encontrar um curso de introdução à alvenaria estrutural, desenvolvido com apuro e clareza, em que os autores conseguiram dar um caráter lúdico a uma matéria usualmente árida, sem desprezar os caminhos analíticos. O livro tem o objetivo de contribuir com a formação e com o aperfeiçoamento de engenheiros e arquitetos.

 

Análise de Estruturas – Conceitos e Métodos Básicos
Luiz Fernando Martha;
2ª edição;
600 páginas;
editora Elsevier

Este livro foi escrito com a expectativa de apresentar de forma clara, e com forte embasamento conceitual, a teoria e a aplicação da análise de estruturas formadas por barras. O objetivo principal é mostrar que, uma vez compreendidos os conceitos básicos, a análise de estruturas pode ser simples e prazerosa. Direcionado a alunos, professores e profissionais de engenharia civil e arquitetura. Pode ser considerado também um livro de referência para disciplinas de análise de estruturas. Todos os fundamentos teóricos dos assuntos tratados são apresentados no próprio volume.

 

Introdução à Infraestrutura: para Engenharia Civil e Ambiental
Michael R. Penn, Philip J. Parker;
1ª edição;
424 páginas;
editora LTC

O livro é feito para estudantes e profissionais das áreas de engenharia civil e ambiental. Na publicação, os autores têm a intenção de sanar a lacuna existente sobre o tema. Tanto do ponto de vista técnico quanto da ótica de preservação ambiental, aprender sobre o planejamento e a execução de infraestruturas vai além do ensino de técnicas e procedimentos aos futuros engenheiros. O profissional precisa conhecer a totalidade de uma construção, desde suas bases, passando pela execução, até chegar à entrega.

 

Meteorologia – Noções Básicas
Rita Yuri Ynoue, Tércio Ambrizzi, Michelle S. Reboita, Gyrlene A. M. da Silva;
1ª edição;
184 páginas;
editora Oficina de Textos

A obra aborda ao longo de 13 capítulos temas como radiação solar, temperatura, umidade do ar, estabilidade e pressão atmosférica, ventos, observação da atmosfera, padrão global dos ventos, modelos conceituais, poluição atmosférica e classificação climática. Com uma linguagem direta e clara, é amplamente ilustrada e mostra exemplos específicos de tempo e clima no Brasil. Destina-se a um público amplo, cuja área de estudos é influenciada pela meteorologia, sem que esta seja sua especialidade: biólogos, geógrafos, ecólogos, agrônomos, geólogos, engenheiros civis, entre outros.