Notícias rápidas da engenharia

Ibape-MG lança nova Norma Técnica para vistoria de entrega e recebimento de obras
O documento técnico conta com conceitos, terminologias, convenções, notações, critérios e procedimentos relativos a esta atividade. O Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia, de Minas Gerais, lançou a Norma no segundo semestre deste ano. De acordo com o presidente do Ibape- MG, Clémenceau Chiabi, para a elaboração desta Norma Técnica foram realizados vários encontros entre os profissionais da área com o objetivo de reunir todas as informações importantes e necessárias à sua criação. “A partir daí criamos um documento técnico capaz de instruir o profissional quanto aos procedimentos exigidos, dar subsídio aos contratantes para verificação do trabalho realizado, bem como balizar as propostas comerciais para o desenvolvimento dos trabalhos”, comenta.

UNIVAP e VTX desenvolvem matéria-prima para construção civil
A Universidade do Vale do Paraíba (Univap) em parceria com a VTX Desenvolvimento Tecnológico criaram uma nova alternativa para o descarte dos resíduos que compõem o lodo de esgoto. O Projeto Vitrisol teve o apoio do BNDES.

A vitrificação do lodo de esgoto é uma opção para o tratamento desse sedimento, sendo capaz de eliminar os contaminantes e reduzir tanto sua massa como seu volume. “No nosso projeto, o lodo passa por um processo de secagem com uma tecnologia de plasma térmico em que é aquecido a 1500º. Depois de ser vitrificado ele se torna pedra, podendo ser utilizado para fazer calçamento ou tijolos”, explica Marco Souza, diretor da VTX.

Ex-presidente do Secovi-SP cotado para a Habitação
O prefeito eleito de São Paulo, João Doria do PSDB convidou o empresário do ramo imobiliário Claudio Bernardes para estar à frente da Secretaria Municipal de Habitação, de acordo com a Folha de S.Paulo. Claudio Bernardes foi presidente do Sindicato do Mercado Imobiliário (Secovi-SP) entre os 2012 e 2015 e atualmente é presidente do conselho consultivo da entidade.

Ainda de acordo com a Folha de S. Paulo, Doria afirmou que vai retirar moradores de áreas ocupadas irregularmente como no caso dos entornos da represa Billings e Guarapiranga. O prefeito eleito pretende ampliar unidades de habitação popular e vai aderir ao programa do governo estadual Casa Paulista, que estabelece parcerias público-privadas na área habitacional, segundo o jornal.

Tecnologia de cristalização integral impermeabiliza tanques do AquaRio
O AquaRio – Aquário Marinho do Rio de Janeiro, que foi inaugurado no começo do mês de novembro, contou com a impermeabilização da Penetron Brasil. Foram 28 tanques, num total de 4,5 milhões de litros de água salgada. Produzidas pela Penetron Brasil, a tecnologia da cristalização integral tem, em sua formulação, compostos químicos que reagem com a umidade e com os produtos da hidratação do cimento, formando uma estrutura cristalina insolúvel nos poros e capilares da mistura. Com isso, o concreto se torna permanentemente selado contra a penetração de água ou de outros líquidos em qualquer direção.

Veja também: