Notícias rápidas da engenharia

A Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) acaba de se credenciar à Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii). Será destinada à Poli- -USP uma série de recursos para a realização de projetos de pesquisa e desenvolvimento (P&D) em parceria com empresas, com a finalidade de diminuir os riscos da inovação para o setor privado. Uma das medidas é o envio de R$ 30 milhões para a realização de projetos de inovação em fase pré-competitiva na área da construção civil ecoeficiente. O valor será transferido ao longo de seis anos. Para cada projeto aprovado, a Embrapii, a Poli-USP e a empresa beneficiada dividirão as despesas. O sistema da Embrapii conta hoje com 28 unidades, além da Poli-USP, que trabalham com 100 empresas parceiras.

Construtoras planejam submeter novos empreendimentos ao selo AQUA-HQE

As construtoras Tarjab, Trisul e BKO estão se programando para submeter todos seus novos empreendimentos ao selo AQUA-HQE, da Fundação Vanzolini, conquistando dessa maneira o reconhecimento Empreendedor AQUA. A meta já havia sido cumprida pela Even em 2012, em São Paulo e no Rio de Janeiro, e pela construtora Rio Verde, em Campinas. O diretor de incorporações da Even, Marcelo Dzik, afirma que “os 52 empreendimentos certificados ou em processo de certificação representam 104 torres, 12.461 unidades habitacionais e 1.335.417,98 m² de área construída, e afirmam o compromisso da empresa com a sustentabilidade”. Segundo Daniel Peres, diretor da construtora Rio Verde, “ser Empreendedor AQUA agrega valor aos produtos, já que os empreendimentos oferecem maior conforto ambiental (térmico, acústico e visual), redução dos consumos de água e energia, materiais com qualidade comprovada, entre outros benefícios, garantindo a melhoria da qualidade de vida dos moradores”.

Norma ABNT para rede de abastecimento público de água está sendo revisada

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) está revisando a NBR 12.218 – Projeto de Rede de Distribuição de Água para Abastecimento Público. A reavaliação da norma passou a considerar novas ferramentas disponíveis de apoio técnico para a elaboração de estudos e trabalhos. Também considerou novas tecnologias, materiais e equipamentos disponíveis no mercado. Foram inseridos itens que exigem o atendimento da legislação, indicando a necessidade de se respeitar as condições hidráulicas do sistema na adoção de soluções técnicas alternativas. Entre os tópicos abordados no texto estão: a área a ser abastecida, as vazões de dimensionamento, pressões de serviço, aproveitamento das redes existentes, traçado das novas tubulações, dimensionamento destas tubulações e zonas de pressão de abastecimento.

Edifício retorcido mais alto do mundo fica em Xangai, na China

O Council of Tall Building and Urban Habitat (CTBUH) divulgou neste mês uma lista dos 29 edifícios retorcidos com mais de 90 m de altura ao redor do globo. Foram considerados empreendimentos em construção ou concluídos até julho de 2016. O CTBUH define o edifício retorcido como aquele que rotaciona as suas placas de piso ou a sua fachada de modo progressivo, enquanto ganha altura. Tais construções são repletas de texturas, ângulos de visão e efeitos de ondulação que tornam muitas delas icônicas, além de aerodinâmicos e eficientes do ponto de vista energético. O primeiro arranha-céu retorcido (o Turning Torso, na Suécia) foi projetado pelo escritório de Santiago Calatrava (também responsável pelo Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro), em 2005. A partir de então, outros 19 países desenvolveram edifícios do tipo. O edifício chinês que está no topo da lista é o Shangai Tower, com 632 m de altura.

CNPq abre chamada para financiamento de projetos científicos, tecnológicos e de inovação

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) disponibilizará em 2017 financiamento de projetos científicos, tecnológicos e de inovação para empresas e indústrias interessadas em receber apoio financeiro, conforme o Chamamento Público/ CNPq nº 001/2016. A chamada tem caráter universal, envolvendo todas as áreas do conhecimento e englobando, portanto, também a área de construção civil. O financiamento é destinado ao fomento de projetos de pesquisa e inovação e a capacitação de recursos humanos nestas áreas, dentro e fora do País. As empresas e indústrias devem manifestar seu interesse até 28 de fevereiro de 2017.

Fabricante brasileira de cimento obtém certificado de sustentabilidade

A Votorantim Cimentos obteve por meio do sistema internacional Environmental Product Declarations (EPD) certificados ambientais para cinco produtos de seu catálogo. As declarações avaliam os impactos ambientais dos produtos ao longo de todo seu ciclo de vida. O EPD consiste em um relatório com informações quantitativas de impactos ambientais associados a produtos e processos, por meio da avaliação de todas as fases vitais, desde a extração da matéria-prima, fabricação, transporte, distribuição e uso até o destino final. O relatório inclui 24 categorias e contribui para incentivar a prática da análise do ciclo de vida (ACV) não apenas no setor de cimentos, mas em toda a cadeia de fabricantes e fornecedores da construção civil, a favor da construção sustentável.

Instituto leva orientação jurídica para profissionais da construção civil

O Instituto MRV, em parceria com voluntários, está levando orientação jurídica para os canteiros de obra da construtora. A intenção é apoiar empregados que não têm acesso a informações jurídicas. Por meio do projeto “Direito de Saber”, a companhia transmite orientações legais com consultas individuais sobre temas de ordem econômica, direitos do consumidor, direitos humanos e família. O instituto informa que desde outubro de 2015 mais de 150 trabalhadores foram atendidos em 17 ações em canteiros nas cidades de Porto Alegre, Curitiba, Ribeirão Preto, São Paulo, Campinas, Lauro de Freitas e Belo Horizonte.

Veja também: