Notícias rápidas da engenharia

WWF-Brasil lança vídeo sobre a utilização da madeira na construção civil

A ONG WWF-Brasil lançou no Youtube o vídeo “Por que usar madeira na construção civil?”, que apresenta vantagens da utilização do material na construção civil do ponto de vista ambiental. O vídeo afirma que a madeira é renovável, sustentável, diminui a emissão de gases de efeito estufa e é um material resistente e reutilizável. Essa é uma das cinco animações da série “Tudo o que você queria saber sobre a madeira, mas não tinha a quem perguntar”, parte do Programa Madeira é Legal, criado em 2009. Segundo o secretário geral do WWF-Brasil, Carlos Nomoto, a campanha visa à mudança de hábito do mercado da construção. “Precisamos dar opções aos consumidores, mostrar o que existe, mostrar as diferentes espécies de madeira e como elas podem ser utilizadas tanto na construção de larga escala quanto para a confecção de móveis e objetos. Mudança de hábito de consumo e de cultura não é fácil, mas precisamos estimular este mercado”, afirma.

Revisão da norma que trata da utilização de vidro em construções é publicada

Entrou em vigor a NBR 7.199, que trata do projeto, execução e aplicações de vidros na construção civil. Revisada e publicada em julho deste ano pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), ela estabelece o tipo de vidro adequado para cada instalação, como guarda-corpos, janelas, fachadas e portas. O texto também fornece os cálculos que especificam as espessuras das peças a serem instaladas. Na revisão, foram atualizados os métodos de determinação da espessura do vidro de acordo com as normas internacionais e foi incluído um roteiro de utilização das fórmulas, além de exemplos em aplicações. Enquanto a versão anterior contemplava apenas vidros apoiados em quatro lados, a atual inclui os apoiados em dois e três lados. A revisão do texto ainda torna as regras de aplicação mais claras e objetivas por meio de uma tabela, na qual são mencionadas novas aplicações para muros e pisos de vidro, vidro blindado e resistente à explosão, por exemplo. Um requisito é que todo vidro instalado abaixo de 1,10 m em relação ao piso interno ou externo, e em qualquer pavimento, deve ser de segurança.

Programa privado irá treinar 10 mil profissionais da construção este ano

O programa de educação Entre Profissionais, iniciativa da Irwin em parceria com escolas do Senai, irá treinar cerca de 10 mil pessoas este ano. O objetivo do programa é capacitar os participantes para tarefas desempenhadas nas obras e também na conservação e utilização de ferramentas. Outro ponto de destaque no treinamento são as questões de segurança dos trabalhadores. A iniciativa começou em 2011, quando foi criado o Dia do Profissional da Construção, campanha para divulgar os produtos da Irwin. Mais tarde passou a incorporar treinamentos direcionados aos trabalhadores da construção. Ainda este ano a empresa inaugura uma sala na unidade do Senai Orlando Laviero Ferraioulo, em São Paulo.

ABNT reinstala comissão de estudos da norma de inspeção predial, suspensa em 2014

O Comitê Brasileiro de Construção Civil (CB-2), da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), reinstalou a comissão de estudos para a elaboração da norma de inspeção predial. O grupo será coordenado pelo professor Luiz Carlos da Silva Pinto, diretor da Escola de Engenharia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O secretário será o engenheiro Antonio Carlos Dolacio, sócio da Associados CLD Engenharia e representante do Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia (Ibape). O encontro contou com cerca de 60 profissionais de construtoras, empresas de projeto, perícia e consultoria, de diversos Estados brasileiros. Estavam presentes, também, o presidente da Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural (Abece), Augusto Guimarães Pedreira de Freitas, e do Instituto Brasileiro do Concreto (Ibracon), Julio Timerman. Na ocasião, foi apresentada uma síntese do trabalho realizado e a sua relação com o texto-base original.

Entac 2016 discutirá em SP tecnologia do ambiente construído

Acontece nos dias 21 a 23 de setembro em São Paulo o Encontro Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (Entac), promovido pela Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (Antac). Bianual, o encontro tem como tema nesta edição “Os Desafios e as Perspectivas da Internacionalização da Construção”. O encontro contará com conferências, sessões técnicas, apresentações de artigos, mesa-redonda, plenária e reuniões de trabalho. Entre os assuntos que serão discutidos estão a internacionalização da atuação das construtoras, da tecnologia de materiais e de projeto, além de ensino e pesquisa. O evento é destinado a professores, pesquisadores, alunos de pós-graduação e graduação, construtores, projetistas, consultores, técnicos de órgãos públicos e outros profissionais das áreas de construção civil, arquitetura e habitação. O Entac acontece no Caesar Business São Paulo Faria Lima (Rua Olimpíadas, 205). As inscrições devem ser feitas pelo site do evento.

Veja também: