Livros, sites e downloads para os profissionais da engenharia

Livros

Comitê de Resolução de Disputas nos Contratos de Construção e Infraestrutura
Bernardo Ramos Trindade (org.)
1ª edição
244 páginas
Editora PINI 

O livro é resultado do trabalho conjunto de 17 especialistas sobre Comitê de Resolução de Disputas (DRB). Os autores elucidam questões sobre o funcionamento básico de um CRD, os requisitos profissionais, técnicas, aplicações em obras públicas e privadas e experiências estrangeiras. O livro também conta com análise de caso do Metrô de São Paulo. Os trabalhos desenvolvidos pelos diversos autores contaram com a coordenação do advogado e engenheiro civil Bernardo Ramos Trindade, especializado em contratos de engenharia e pós-graduado em direito de empresa pela PUC-MG.

Engenharia Estrutural- Portfólio
Leonardo Braga Passos e Fernando Fabrini (org.)
1ª edição
152 páginas
Abece

Lançado pela Regional Belo Horizonte da Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural (Abece), o livro detalha o projeto de estrutura de 165 obras realizadas no Estado de Minas Gerais, trabalhos de 33 escritórios de engenharia diferentes. Entre as obras abordadas estão o estádio do Mineirão, o Aeroporto de Confins, o BRT-Move de Belo Horizonte e o Expominas. O livro tem tiragem reduzida e será distribuído para associados, construtoras, universidades e bibliotecas. Para outras informações a Abece disponibliza o email regionalbh@abece.com.br

Diretrizes Técnicas de Engenharia Diagnóstica em Edificações
Tito Lívio Gomide, Jerônimo Cabral, Marco Antonio Gullo e Stella Marys della Flora (org.)
1ª edição
190 páginas
Leud

O livro que comemora o centenário do Instituto de Engenharia (IE) é um compilado das diretrizes técnicas produzidas pela associação e já publicadas no site do instituto. Na obra, essas diretrizes, atualizadas e referenciadas com casos práticos, ganharam introduções dos organizadores do livro e de outros engenheiros. Segundo os organizadores, a ideia foi abordar o diagnóstico em edificações integrando diferentes áreas da engenharia, uma vez que a elaboração da obra articulou os setores de Patologia das construções, Engenharia de produção e Atividades técnicas do IE.

Planejamento Estratégico de Comunicação para o Licenciamento Ambiental
Backer Ribeiro Fernandes
1ª edição
247 páginas
Difusão

No livro de Backer Ribeiro Fernandes, doutor em comunicação social pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), é proposto um novo modelo de licenciamento ambiental norteado pela comunicação eficiente entre construtores, atores públicos e a sociedade. Foram usados como fontes pelo autor estudos reais de licenciamento ambiental do Estado de São Paulo e avaliados como se deu a comunicação entre diferentes agentes na elaboração dos documentos. Também foram consultados técnicos no assunto e diretores de empresas. Aspectos de infraestrutura urbana também são considerados por Fernandes, que desenvolve projetos para o Metrô de São Paulo e para a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU).