Confira os eventos do setor da construção, no Brasil e no exterior

Seminários e conferências

11 a 14/10/2016
58º Congresso Brasileiro do Concreto
Belo Horizonte

Na edição número 58 do evento serão discutidos temas como gestão e normatização, materiais e propriedades, projetos de estruturas, métodos construtivos e análise estrutural, entre outros assuntos. Paralelamente ao congresso ocorre o 2º seminário sobre obras emblemáticas, que este ano aborda o Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro (MIS-RJ) e a obra do submarino atômico da Marinha do Brasil (Elemento Estrutural de Sacrifício). Também ocorre o 3o seminário sobre pesquisas e obras em concreto autoadensável, apresentado pelo engenheiro Bernardo Tutikian, doutor em engenharia e autor do livro “Concreto Autoadensável”, da Editora PINI.
(11) 3735-0202
www.ibracon.org.br/eventos/58cbc

19 a 22/10/2016
18º Cobramseg – Congresso Brasileiro de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica
Belo Horizonte 

O evento da comunidade geotécnica brasileira deste ano, organizado pela Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica (AMBS), trará o tema central “O futuro sustentável do Brasil passa por Minas”. Ocorrerão palestras nacionais e internacionais, exposição técnica, minicursos e excursões turísticas. Paralelamente serão realizados o 7º Simpósio Brasileiro de Mecânica das Rochas e a 5ª Conferência Sul-Americana de Engenheiros Geotécnicos Jovens. As inscrições devem ser feitas pelo site até o dia 30 de setembro.
(31) 4062-7595
www.cobramseg2016.com.br

Feiras e exposições

9 a 11/8/2016
7ª Greenbuilding Brasil – Conferência Internacional e Expo
São Paulo 

A sétima edição da feira voltada ao mercado da construção sustentável acontece este ano com um evento paralelo: a feira High Design – Home & Office Expo, que pretende integrar os setores da arquitetura, construção e design para receber um público visitante de 15 mil profissionais, estima a organizadora do evento. As inscrições são feitas pelo site.
(11) 3017-6892
www.gbcbrasil.org.br/expo-gbc.php

21 a 24/9/2016
Fesqua – 11ª Feira Internacional de Esquadrias, Ferragens e Componentes
São Paulo

A feira reúne os setores de portas, janelas, fachadas, acessórios, componentes, portões, vidros, maquinário e equipamentos de ponta para a indústria da construção. O evento é destinado a engenheiros, arquitetos, fabricantes e demais profissionais ligados à construção civil. Os interessados em expor devem reservar estandes pelo site do evento.
www.fesqua.com.br

Cursos e treinamentos

12 a 13/8/2016 e 19 a 20/8/2016
Perícias em Edificações 2
São Paulo

No segundo módulo do curso serão abordados aspectos técnicos e legais aplicáveis às construções civis. Direcionado para engenheiros e arquitetos, o programa abordará as normas NBR 6.122:2010 Projeto e Execução de Fundações, NBR 6.118:2014 Projeto de Estruturas de Concreto – Procedimento, NBR 12.655:2015 Concreto de Cimento Portland – Preparo, Controle, Recebimento e Aceitação – Procedimento, entre outras normas que devem ser consultadas na hora de executar perícias em edificações. O curso tem carga horária de 24 horas e será ministrado pelo engenheiro Paulo Grandiski, pós-graduado em perícias de engenharia e avaliações pela Unisanta.
(11) 3105-4112
www.ibape-sp.org.br

18 a 19/8/2016
Orçamento de Obras e Cálculo de BDI na Construção Civil
São Paulo 

O curso organizado pelo Instituto PINI aborda as boas práticas de gestão de custos, considerando a elaboração do budget e controle de desempenho da obra por meio do Earned Value Management (EVM). Ainda serão tratados aspectos de estimativas paramétricas e analíticas, histograma de mão de obra, cálculo de Benefícios e Despesas Indiretas (BDI) e cálculo de leis sociais, entre outros tópicos. As aulas serão ministradas pelo engenheiro Rodrigo Sabino Fleury, diretor-executivo de engenharia em empresa construtora e professor da pósgraduação no núcleo de engenharia do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT). O curso tem carga horária de 16 horas. Acontece presencialmente e via web.
(11) 2173-2474
cursos@pini.com.br

NOTA

A revista Téchne e a Editora PINI não se responsabilizam por alterações de datas ou programações realizadas pelos organizadores dos eventos. No caso de interesse dos leitores em um evento, recomendamos contato direto com os responsáveis para confirmação das informações.

Veja também: