Livros, sites e downloads para os profissionais da engenharia

Livros

Métodos Numéricos e Computacionais na Prática de Engenharias e Ciências
Reyolando Brasil, José Manoel Balthazar e Wesley Góis
1ª edição
186 páginas
Blucher
O livro é um conjunto de métodos de cálculo aplicáveis às engenharias e ciências do século 21. Ao longo de dez capítulos a obra trata de temas como solução de sistemas de equações algébricas lineares e não lineares e de sua aplicação no planejamento de treliças; otimização e programação linear e seus usos na engenharia de estruturas e do petróleo; autovalores e autovetores com referência a modos de vibração livre, entre outros tópicos. O livro ainda faz conexões com outras disciplinas, como física e química, tratando de transmissão de calor em diferentes materiais e de reações químicas não lineares. Ainda conta com três apêndices sobre o software de cálculo Matlab.

 

Blocos e Pavers – Produção e Controle de Qualidade
Idário Fernandes
6ª edição
182 páginas
Treino Assessoria e Treinamentos Empresariais De autoria do técnico em edificações e engenheiro civil especializado em tecnologia do concreto, Idário Fernandes, o livro faz considerações acerca da produção, controle de qualidade e dos principais aspectos de normas referentes à alvenaria estrutural, de vedação e do piso intertravado de concreto. A obra é destinada a membros de indústrias produtoras e a profissionais que fazem uso desse sistema construtivo. A sexta e mais recente edição foi revisada para que as últimas alterações em normas técnicas fossem contempladas.

 

Gerenciamento e Manutenção de Equipamentos Móveis
Noewil Veloso
2ª edição
284 páginas
Sobratema Publicações A obra, destinada a profissionais de construtoras, empreiteiras, locadoras e frotistas visa a discutir ferramentas e informações que auxiliem no trabalho de quem lida com equipamentos móveis no dia a dia profissional. O livro analisa assuntos como cadastro e avaliação de desempenho, terceirização de serviços, custos, assistência técnica às obras, controles de horas trabalhadas, planejamento de oficinas, dimensionamento de recursos e processos preditivos, entre outros temas. Nesta segunda edição, foram abordadas também as novas tecnologias e ferramentas de gestão de equipamentos e de manutenção.

 

Manual de Hidráulica José Martiniano de Azevedo
Netto e Miguel Fernández y Fernández
9ª edição
632 páginas
Blucher
O livro, dividido em três partes, desenvolve conceitos e princípios básicos necessários ao entendimento da teoria e compreensão da especialidade. Conta com comentários, aplicações práticas, dados técnicos e exemplos de dimensionamentos e projetos de unidades e sistemas hidráulicos. Apresenta ainda parâmetros que permitem desenvolver anteprojetos ao citar normas técnicas adotadas pelas entidades normatizadoras, e ao sugerir valores consagrados pela prática usual e pela experiência do autor. A obra é destinada a profissionais e estudantes de engenharia.