Livros, sites e downloads para os profissionais da engenharia

Livros

Construção de Edifícios – Do Início ao Fim da Obra
Paulo Henrique Laporte Ambrozewicz
1ª edição
270 páginas
Editora PINI
Nesse lançamento da Editora PINI são explicadas todas as etapas do processo de construção de edifícios, desde o projeto e escolha do terreno até diferentes tipos de acabamento. Também são considerados aspectos dos sistemas elétricos e hidráulicos. Segundo o autor, a intenção é fornecer ao profissional formado e aos estudantes das disciplinas de construção de edifícios, construção civil e tecnologia da construção, entre outras, um guia prático, com linguagem acessível sobre os aspectos básicos do planejamento e realização de um edifício. A obra é ilustrada com imagens e tabelas técnicas.

 

Propriedades do Concreto Adam Matthew Neville
5ª edição
912 páginas
Editora Bookman
Publicado pela primeira vez em 1963, o livro do engenheiro inglês Adam Matthew Neville se tornou referência no estudo do cimento pelo mundo. A edição mais recente chega agora ao Brasil, com dados que levam em conta as últimas atualizações na investigação sobre o assunto. Complementando os capítulos sobre aspectos gerais do material (componentes, aditivos, propriedades dos agregados etc.) foram adicionados tópicos sobre agregados de concreto reciclado, concreto autocompactante e degradação do concreto por sulfatos. Os capítulos sobre durabilidade e ensaios técnicos foram expandidos.

 

Manual de Primeiros Socorros do Engenheiro e do Arquiteto – Volume 2
Manoel Henrique Campos Botelho e Jarbas Prado de Francischi Jr.
1ª edição
292 páginas
Editora Blucher
O segundo volume da coleção aborda temas recorrentes do campo da engenharia civil que podem gerar dúvidas. Nessa obra são discutidos assuntos como documentos técnicos da engenharia; paradoxos de cálculos hidráulicos; regulamentação municipal de poda de árvores; cuidados técnicos na implantação de cemitérios, entre outros. Também é sugerida, em um dos capítulos, a criação de uma norma sobre delimitação de bairros urbanos. O livro conta com ilustrações e tabelas técnicas.

 

Gerenciamento de Obras
Giulliano Polito
1ª edição
356 páginas
Editora PINI
O livro, lançado recentemente pela Editora PINI, visa a apresentar um método para a gestão de empreendimentos de construção civil atualizado de acordo com o cenário atual do mercado. A obra frisa a integração entre os gerenciamentos técnico, do trabalho e da produção. Também apresenta uma série de boas práticas que podem ser incorporadas não apenas em edificações de pavimentos múltiplos, foco da obra, mas em qualquer tipo de edifício predial. É destinado a engenheiros, arquitetos e profissionais ligados à construção civil.

Veja também: