Software sobre comportamento estrutural da PUC-Rio ganha versão para profissionais | Téchne

Tecnologia

Notícias

Software sobre comportamento estrutural da PUC-Rio ganha versão para profissionais

Ferramenta foi criada para auxiliar projetistas com a análise múltipla e modelagem de estruturas

Gabrielle Vaz, do Portal PINIweb
17/Julho/2017
Reprodução

Após 25 anos de criação, o Ftool (Two-dimensional Frame Analysis Tool), desenvolvido na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) para auxiliar acadêmicos de Engenharia Civil sobre comportamento estrutural de pórticos planos, recebe a atualização para 4.0 com uma nova versão profissional, voltada para projetistas de estrutura.

Com valor anual de R$ 60,00, a opção profissional apresenta melhoras com a atualização como análise de múltiplos casos de carregamento e uma seção transversal prismática genérica para barras, que também possui a opção de desenho caso as seções disponíveis não atendam a necessidade do usuário.

"Esta será a primeira de uma série de versões avançadas do Ftool, resultado das demandas de inúmeros usuários do Brasil e do exterior", destaca o prof. Luiz Fernando Martha, idealizador da ferramenta no Departamento de Engenharia Civil do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio) e coordenador de projetos no Instituto Tecgraf/PUC-Rio.

O programa ainda segue com a versão básica para fins acadêmicos, disponível gratuitamente, porém as novas atualizações ficam restritas à licença comercial.

O Ftool teve sua primeira versão criada pelo Instituto Tecgraf em 1992, que continuou em constantemente atualização devido a demanda pelo programa em diversas universidades, registrando cerca de 500 mil downloads nacionais e internacionais, como em Portugal, Estados Unidos e Itália.

Para mais informações, clique aqui.

Destaques da Loja Pini
Aplicativos