Estudo analisa diferentes tipos de argila na composição do cimento Portland | Téchne

Tecnologia

Notícias

Estudo analisa diferentes tipos de argila na composição do cimento Portland

Orientado pelo IPT, Mestrado Profissional de Habitação de Ariane Martho ganhou prêmio no Programa Partner da InterCement

Gabrielle Vaz, do Portal PINIweb
16/Março/2017
Divulgação: IPT

Orientado pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), o Mestrado Profissional de Habitação de Ariane Martho analisou a utilização de tipos de argila de diferentes regiões do Brasil na composição do cimento Portland CP II-Z. A ideia era ver a correlação e os impactos nas propriedades mecânicas e reológicas do material como pozolana.

As argilas foram retiradas de Rondônia, Mato Grosso, Goiás e São Paulo e são importantes para diminuir a permeabilidade em compósitos cimentícios no cimento Portland II-Z. Segundo a pesquisadora, o concreto feito com esse produto é mais impermeável e, por isso, mais durável. Sendo assim, o material costuma ser utilizado em obras subterrâneas, marítimas e industriais, além da produção de argamassas, concreto simples, armado e pretendido, elementos pré-moldados e artefatos de cimento.

Foi analisado que quanto maior o teor de metacaulinita presente nas argilas, maior a atividade pozolânica. Apesar disso, a presença do aditivo na argila aumenta a demanda por água, o que acaba resultando na menor resistência à compressão do cimento.

"Por norma, os cimentos devem apresentar uma resistência mínima à compressão, necessária para que ele atenda às necessidades de cada aplicação. Cimentos de menor resistência, por exemplo, poderiam não ser adequados para a aplicação em elementos estruturais de prédios, cujo material deve apresentar resistência para suportar o peso próprio dos vários andares", detalha Ariane, agora mestre em edificações e analista de R&D da GCP Applied Technologies.

O trabalho foi aproveitado para desenvolver o projeto "Desenvolvimento de aditivos para cimentos com elevados teores de adições pozolânicas", que ganhou em 2016 o prêmio de destaque da categoria Inovação no Programa Partner da InterCement.

Destaques da Loja Pini
Aplicativos