CBCA disponibiliza manual sobre sistema de Light Steel Framing para engenheiros | Téchne

Tecnologia

Notícias

CBCA disponibiliza manual sobre sistema de Light Steel Framing para engenheiros

Material considera normas da ABNT e conta com ferramentas como gráficos de pré-dimensionamento de barras

Luísa Cortés, do Portal PINIweb
1/Novembro/2016
Marcelo Scandaroli

O Centro Brasileiro de Construção em Aço (CBCA) acaba de lançar o manual "Steel Framing: Engenharia", que tem foco exclusivamente técnico e capacitado para conduzir uma política de promoção do uso do aço na construção.

O manual contém os principais conceitos relativos aos perfis formados a frio, o seu dimensionamento e às ligações segundos os critérios da NBR 14762:2010 - Dimensionamento de estruturas de aço constituídas por perfis formados a frio - Procedimento da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Além disso, também é considerada a NBR 15253:2014 - Perfis de aço formados a frio, com revestimento metálico, para painéis estruturais reticulados em edificações - Requisitos gerais.

A publicação também possui gráficos de pré-dimensionamento de barras submetidas à força axial de compressão, à flexão simples e à flexo-compressão, além da disponibilização no manual de tabelas para o pré-dimensionamento das barras estruturais (montantes, vigas e elementos das tesouras do telhado) dos subsistemas de paredes, pisos e de cobertura para determinados edifícios residenciais com até dois pavimentos.

É importante lembrar que as tabelas e os gráficos de pré-dimensionamento, além dos detalhes construtivos, são compatíveis para estruturas de aço com revestimento metálico de determinados edifícios residenciais com até dois pavimentos. O CBCA afirma que as informações contidas no material não devem ser assumidas como posição oficial da entidade, e nem restritivas ao uso de outros tipos de barras, elementos, ligações ou técnicas de projeto.

O sistema LSF tem se consolidado no país nos últimos anos, e demanda profissionais capacitados e projetos detalhados e integrados, de modo a minimizar as perdas e os prazos na construção. Por isso, a segunda edição do material vem após a publicação do 2º manual "Steel Framing: Arquitetura", com detalhes construtivos direcionados aos profissionais da área.

Acesse e baixe o 2º manual Steel Framing: Engenharia clicando aqui.

Destaques da Loja Pini
Aplicativos