Uso da certificação Leed aumenta 30% em um ano no Brasil, afirma USGBC | Téchne

Projetos

Notícias

Uso da certificação Leed aumenta 30% em um ano no Brasil, afirma USGBC

Atualmente são 1.114 projetos com o selo no País, totalizando mais de 32 milhões de m² brutos

Luísa Cortés, do Portal PINIweb
16/Agosto/2016
Divulgação: GBC Brasil

Segundo o relatório "Leed em Ação: Brasil", do U.S. Green Building Council (USGBC), o uso do sistema de certificação Leed (Leadership in Energy and Environmental Design) aumentou 30% no ano passado no Brasil, crescimento mais forte da iniciativa em quase uma década. O documento foi lançado na última quinta-feira (11) na Conferência Internacional e Exposição Green Building Brasil, realizada em São Paulo.

São 1.114 projetos participando do Leed no Brasil atualmente, que totalizam mais de 32 milhões de m² brutos. "A certificação Leed se tornou popular para todos os tipos de projetos, desde prédios comerciais, instalações industriais, shopping centers para lojas de varejo, escolas, prédios públicos, residências e instalações esportivas. Esses projetos representam um conjunto diversificado de grupos de interesse públicos e privados, associações e ONGs que estão engajadas em um esforço colaborativo voltado para a promoção das práticas da construção sustentável e acreditamos que esta atmosfera positiva irá acelerar a transformação que deverá acontecer", comemora Felipe Faria, Diretor Executivo do Green Building Council Brasil (GBC Brasil).

É calculado que, diariamente, mais de 170 mil m² brutos de espaço recebam a certificação Leed, em mais de 160 países e territórios. São 79,6 mil projetos participantes do programa, somando mais de 1,4 bilhão de m². "Sendo o padrão líder mundial para projetos de construção sustentável, construções e operações, o Leed ajuda as inovadoras empresas brasileiras e líderes políticos a atrair novos investimentos estrangeiros, aumentar a competitividade das carteiras de imóveis e posicionar o país como um dos líderes da florescente economia da construção sustentável", disse o Executivo-Chefe de Operações do USGBC e Presidente da Green Business Certification Inc (GBCI), Mahesh Ramanujam.

Para acessar o relatório completo, em inglês, clique aqui.