ProAcústica lança Manual de Recomendações Básicas para Contrapisos Flutuantes | Téchne

Projetos

Notícias

ProAcústica lança Manual de Recomendações Básicas para Contrapisos Flutuantes

Publicação detalha o critério para avaliação do isolamento ao ruído de impacto em pisos segundo a Norma de Desempenho

Luísa Cortés, do Portal PINIweb
10/Março/2016
Reprodução

A Associação Brasileira para a Qualidade Acústica (ProAcústica) lançou na última quinta-feira (8) o Manual ProAcústica de Recomendações Básicas para Contrapisos Flutuantes. A publicação detalha o critério para avaliação do isolamento ao ruído de impacto em pisos segundo a NBR 15.575 - Norma de Desempenho, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

O manual é resultado do trabalho de mais de um ano do Comitê de Pisos e Mantas da entidade. A necessidade de desenvolver conteúdo deu-se pela ausência de informações técnicas padronizadas e da pouca tradição de especificação de materiais por desempenho no país.

O comitê contou com a participação de 21 empresas associadas, entre fabricantes e fornecedores de material resiliente (14) e consultorias especializadas em projetos acústicos (7).

O material é um guia prático com orientações e informações para profissionais de projeto e especificação, construtoras e incorporadoras. Seu escopo restringe-se à aplicação de contrapisos flutuantes, independente dos investimentos ou acabamentos aplicados, sendo que suas indicações não envolvem responsabilidade estrutural.

Das 14 empresas fabricantes participantes do Comitê, duas já dispunham de ensaios anteriores e 12 estão participando de um lote com mais de 50 ensaios que estão sendo realizados a partir de uma negociação intermediada pela ProAcústica e pelo Instituto de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico em Ciências da Construção (ITeCons) de Portugal.

Para o download gratuito da publicação, clique aqui.

Destaques da Loja Pini
Aplicativos