PNUD lança série de vídeos sobre eficiência energética em edificações | Téchne

Projetos

Notícias

PNUD lança série de vídeos sobre eficiência energética em edificações

Oito animações apresentam, entre outras coisas, a Etiqueta Nacional de Conservação de Energia e o Projetee

Luísa Cortés, do Portal PINIweb
23/Maio/2016

O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) produziu, em conjunto com o Ministério do Meio Ambiente, oito vídeos didáticos sobre eficiência energética em edificações. A campanha visa disseminar informações sobre maneiras eficazes de reduzir o consumo de energia e apresentar as iniciativas da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre o tema.

Os seis primeiros vídeos tratam do funcionamento da Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (ENCE), uma classificação de edifícios segundo a eficácia dos sistemas de iluminação, ar condicionado e o exterior do prédio. No Brasil, o setor de edificações representa 40% do total de eletricidade consumida no país.

Já o sétimo vídeo é relacionado ao Projetee, uma ferramenta voltada para universitários e projetistas iniciantes que fornece orientações para projetos de edificações energicamente eficientes. O último vídeo da série é sobre o aquecimento solar da água.

A PNUD e o Governo Federal, além disso, também estão desenvolvendo o projeto Transformação do Mercado de Eficiência Energética no Brasil (Projeto 3E), que busca influenciar o mercado de eficiência energética em edificações comerciais e públicas, estimulando a economia de eletricidade e a redução de emissões dos gases de efeito estufa.

Um dos ramos do projeto é a capacitação em etiquetagem - classificação do nível de eficiência energética dos edifícios - para os setores público e privado. A metodologia de categorização é diferente de acordo com a destinação do prédio: público, privado ou residencial. Além disso, pode ocorrer em dois momentos: na fase de projeto ou após a construção do edifício.

"São considerados, no projeto, componentes necessários ao desenvolvimento do mercado de eficiência energética no Brasil: a capacitação e sensibilização, promoção de eficiência energética em prédios públicos e de mecanismos de garantia para financiamento de projetos de eficiência energética", explica a coordenadora técnica do programa, Ludmilla Diniz.