GBC Brasil vai ampliar selo de sustentabilidade brasileiro para edifícios residenciais | Téchne

Projetos

Notícias

GBC Brasil vai ampliar selo de sustentabilidade brasileiro para edifícios residenciais

Até agora dez projetos pilotos já foram inscritos para a versão voltadas para prédios do Referencial Casa

Luísa Cortés, do Portal PINIweb
13/Abril/2016
Divulgação: GBC Brasil

O Green Building Council Brasil (GBC Brasil) pretende ampliar a utilização do selo de sustentabilidade Referencial Casa para edifícios residenciais. A certificação, brasileira, fornece orientações para se projetar, construir e operar construções. Até agora dez projetos pilotos já foram inscritos.

"O Referencial Casa supre uma demanda do mercado. Esta ferramenta irá avaliar as diversas tipologias de empreendimentos residenciais através de parâmetros calibrados por profissionais atuantes em nosso mercado. Agora estamos auxiliando no desenvolvimento desse primeiro sistema de certificação aplicado em grandes edifícios residenciais", afirmou Cibele Romani, líder da equipe de sustentabilidade da Arup, que também participa da elaboração do selo.

De acordo com a arquiteta Maria Carolina Fujihara, coordenadora técnica do GBC Brasil, o Referencial Casa foi inspirado no LEED, porém "se expandiu para outras tipologias de projetos, como casas e edifícios residenciais. Além disso, para ele se adequar ao nosso cotidiano, foram convocados profissionais da área para criar normas, embasadas no mercado, para conceituar, projetar, construir e operar edifícios verdes no país".

No total, são 33 projetos registrados e três certificados pelo Referencial em oito estados do Brasil.

Destaques da Loja Pini
Aplicativos