Com sistema de energia solar, projeto de hospital em Caraguatatuba, no litoral de São Paulo, ganha selo AQUA-HQE | Téchne

Projetos

Notícias

Com sistema de energia solar, projeto de hospital em Caraguatatuba, no litoral de São Paulo, ganha selo AQUA-HQE

Construção conta com estudo prévio de implementação, garantindo melhor acessibilidade e climatização otimizada

Luísa Cortés, do Portal PINIweb
13/Fevereiro/2017

Com conclusão de obra prevista para o segundo semestre de 2018, o edifício do Hospital Regional Litoral Norte, em Caraguatatuba, no litoral Norte de São Paulo, tem o perfil sustentável. O projeto faz parte de uma iniciativa do Governo São Paulo de implantar centros de saúde com baixo impacto ambiental, como o Hospital Regional de Registro e o Instituto de Infectologia Emílio Ribas, que estão em construção e em reforma, respectivamente.

Na obra em Caraguatatuba, são previstas no projeto medidas como o aquecimento de água por energia solar, a utilização de água de reuso nas bacias e jardins, teto verde e bicicletário. Serão utilizados produtos para reduzir o consumo de energia e água, como piso de borracha ou marmoleum (fibra natural), pisos drenantes nas áreas externas, iluminação com lâmpadas LED e brises para redução da incidência solar nas faces Leste e Oeste.

O projeto também conta com um estudo prévio de implementação do hospital na malha urbana e do edifício no terreno, o que traz melhor acessibilidade e uma climatização otimizada ao espaço. Já a obra fará o reaproveitamento de entulhos e a melhoria dos processos produtivos de construção.

O empreendimento, orçado em cerca de R$ 250 milhões, conquistou, nas fases pré-projeto e projeto, a certificação AQUA-HQE (Alta Qualidade Ambiental) − de origem francesa e concedida no Brasil pela Fundação Vanzolini.

O Governo de São Paulo também já obteve 19 certificações para escolas e três para empreendimentos da polícia militar ambiental.