VCCon Engenharia executa obra de centro de distribuição da Ambev no Paraná | Téchne

Obras

Notícias

VCCon Engenharia executa obra de centro de distribuição da Ambev no Paraná

Obra em Francisco Beltrão foi realizada no modelo built to suit e priorizou itens de sustentabilidade

Luísa Cortés, do Portal PINIweb
15/Dezembro/2016

A Ambev inaugura neste mês as obras do seu centro de distribuição em Francisco Beltrão, no Paraná. A construção foi executada pela empresa VCCon Engenharia, gerando 500 empregos diretos e indiretos à região, sendo 90% deles de mão de obra local, segundo o diretor-sócio da empresa, Clayton Egberto de Freitas.

O empreendimento é no modelo built to suit, ou seja, um contrato de locação em que o locatário encomenda a construção ou a reforma do imóvel para atender às suas necessidades, e cabe ao locador construir ou fazer melhorias no imóvel locado. O aluguel tem um prazo médio de 10 a 20 anos.

A empresa prestadora de serviço ficou responsável pela administração de todas as atividades de implementação do centro de distribuição, como desenvolvimento e compatibilização de projetos, terraplenagem, drenagem e pavimentação, fundações, estruturas pré-moldadas e "in loco", cobertura metálica e fechamento lateral metálico, pisos de concreto e asfáltico, instalações hidráulicas, elétricas e de prevenção de incêndios, reservatórios metálicos e acabamentos civis.

Do ponto de vista da sustentabilidade, o edifício carrega uma instalação elétrica com previsão para iluminação por lâmpadas de LED, sistema de reuso de águas da chuva e sistema moderno de combate a incêndios com central de alarme monitorado, além do reaproveitamento de parte do material rochoso escavado na obra para pavimentação.

Também serão adotadas medidas como a separação e reciclagem dos resíduos, o uso integral de materiais e fornecedores regionais e o respeito à taxa de permeabilidade do solo.

A estrutura é constituída por um andar térreo, onde está localizado o armazém, e dois pavimentos para operações. O armazém comporta uma câmara fria para comportar chopp, e instalações de carga e descarga. Os espaços de operações, por sua vez, dispõem de escritórios, vestiários, sanitários, refeitório, auditório e Central de Processamento de Dados (CPD).

O centro de distribuição vai abastecer cerca de 80 municípios com produtos da Ambev. Com disponibilidade inicial de 150 colaboradores, a planta fabril recebeu investimentos de R$ 20 milhões. Ela está em um terreno de aproximadamente 48 mil m², sendo 11.740 m² de área construída.