Projeto Ilha Pura é o primeiro no Rio de Janeiro a receber certificação sustentável para bairros | Téchne

Obras

Notícias

Projeto Ilha Pura é o primeiro no Rio de Janeiro a receber certificação sustentável para bairros

Empreendimento de 800 mil m² desenvolvido pela Odebrecht e Carvalho Hosken recebeu a certificação Aqua-HQE Bairros e Loteamentos da Fundação Vanzolini

Kelly Amorim, do Portal PINIweb
15/Agosto/2014
Divulgação: Fundação Vanzolini

A Fundação Vanzolini concedeu ao projeto Ilha Pura, um bairro planejado entre o maciço da Pedra Branca e as lagoas da Barra da Tijuca, na cidade do Rio de Janeiro, a primeira certificação Aqua-HQE Bairros e Loteamentos da cidade. Além das torres do empreendimento desenvolvido pelas incorporadoras Odebrecht Realizações Imobiliárias e Carvalho Hosken, que já receberam o certificado Aqua-HQE Residencial, as instalações de lazer e convivência implantadas na área de mais de 800 mil m² também foram reconhecidas como sustentáveis.

Para receber a certificação, o bairro foi avaliado em relação ao cumprimento de 17 objetivos de desempenho ambiental divididos em três temas: integração e coerência do bairro; recursos naturais, qualidade ambiental e sanitária do bairro e vida social e dinâmicas econômicas.

Entre as medidas sustentáveis adotadas pelo projeto, está a redução da emissão de gases de efeito estufa durante o período de obras; uso de madeira nativa certificada; reutilização e reciclagem de resíduos; implantação de estação de tratamento para reuso da água dos chuveiros e lavatórios nas bacias sanitárias e reposição da água dos lagos; e redução no consumo de energia elétrica por meio de ações como instalação de lâmpadas LED, sensores de presença, usina de painéis fotovoltaicos e elevadores com sistema regenerativo.

Para o paisagismo do parque de 72 mil m² que integra o bairro, projetado pelo escritório Burle Marx, serão utilizadas 163 espécies e mais de 35 mil mudas de plantas cultivadas em um viveiro ao lado do terreno da Ilha Pura, evitando o impacto de transporte das espécies.

A previsão é de a primeira fase das obras seja concluída até 2016, quando atletas dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio de Janeiro ficarão acomodados em Ilha Pura.

Destaques da Loja Pini
Aplicativos