Pilar entorta e prédio de nove andares em Santos, no litoral de São Paulo, é interditado | Téchne

Obras

Notícias

Pilar entorta e prédio de nove andares em Santos, no litoral de São Paulo, é interditado

Para a Defesa Civil, ainda há o risco de queda parcial do edifício. Cerca de 170 moradores foram retirados do local

Rodrigo Louzas, do Portal PINIweb
6/Dezembro/2013

Após uma das colunas de sustentação do prédio entortar durante a realização de reformas, um edifício de nove andares localizado em Santos, litoral de São Paulo, foi interditado pela Defesa Civil. Além do edifício residencial, dois sobrados vizinhos também foram interditados.

Reprodução/Rede Globo

De acordo com informações de pessoas que estavam no local, após um forte estrondo, o edifício começou a ceder. Uma pessoa que passava próximo ao local chamou o Corpo de Bombeiros, que retirou todos os 170 moradores do local.

Ainda na tarde de quinta, uma empresa de reforma estrutural foi contratada para reforçar a coluna do prédio. Foram colocadas seis vigas de aço junto a coluna. Após o processo, a Defesa Civil descartou a possibilidade de desabamento do prédio. Mas, os moradores não foram autorizados a voltar para suas casas. No final da tarde os imóveis ao redor do prédio foram liberados.

A Defesa Civil ainda avalia o que pode ter ocorrido para a estrutura ceder. Porém, segundo Ernesto Tabuchi, coordenador técnico do órgão, "Normalmente, o rompimento de pilar, é por sobrecarga da estrutura do prédio. Precisamos fazer uma investigação mais técnica, com uma parte de engenharia de estruturas, para verificar o que realmente aconteceu".

Por meio de nota, a Prefeitura de Santos afirma que o edifício estava com toda a documentação regularizada junto à Administração Municipal.

O prédio foi construído há 21 anos.