Morumbi Town, em São Paulo, ganha prêmio de obra do ano em pré-fabricados de concreto | Téchne

Obras

Notícias

Morumbi Town, em São Paulo, ganha prêmio de obra do ano em pré-fabricados de concreto

Obras olímpicas foram reconhecidas como Destaques do Júri

Luísa Cortés, do Portal PINIweb
6/Dezembro/2016

O Shopping Morumbi Town, localizado em São Paulo, foi o vencedor do Prêmio Obra do Ano em Pré-Fabricados de Concreto da Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto (Abcic). A obra foi executada pela construtora Fonseca e Mercadante.

Divulgação: Abcic

O shopping possui 30.800 m² de área bruta locável (ABL), com quatro pisos, 103 lojas, 20 quiosques e 1.400 vagas de estacionamento (seis andares). O arquiteto responsável pelo seu projeto, Antônio Dias Neto, do escritório Lopes Dias Arquitetura, conta que o local foi pensado de modo a constituir uma pequena cidade, com prioridade a grandes átrios e a criação de praças internas.

Um desafio à obra foi o terreno pequeno, com grande movimentação de veículos e pessoas. Isso gerou desafios quanto à engenharia, arquitetura e logística da obra. O projeto estrutural das lajes e dos painéis é de Marcelo Cuadrado Marin, e o dos pilares e das vigas, de Cesar Pereira Lopes.

Na categoria Destaques do Júri, foi premiado o Centro Olímpico, construído pelo consórcio Tangran, Damiani e Igeg (CTDI), com fornecimento das estruturas pré-fabricadas de concreto pela Cassol Pré-Fabricados, projeto estrutural de Charles J.R Hipólito e Antonio Monteiro e projeto arquitetônico de Miriam Haddad Sayeg.

Também foram reconhecidas, na mesma categoria, as Arenas Cariocas 1, 2 e 3, no Rio de Janeiro. Elas foram construídas pela Concessionária Rio Mais, estruturas de pré-fabricados fornecida pela CPI Engenharia, projeto arquitetônico de Celso Girafa e projeto estrutural de João Luis Casagrande.

Menções Honrosas foram dadas aos seguintes empreendimentos: Escola Senai São Caetano do Sul (SP), com projeto arquitetônico de Claudia Nucci Barone e Valério Pietraroia, projeto estrutural de autoria de Claudio Puga e estruturas pré-fabricadas fornecidas pela Spitaletti S/A Concreto Protendido; e o Shopping Carapicuíba (SP), com projeto estrutural de Marcelo Cuadrado Marin, projeto arquitetônico de Jayme Lago

Mestieri e estrutura de pré-fabricado de concreto fornecida pela Leonardi Construção Industrializada.

Leia mais:

Obra do ano em pré-fabricados de concreto fica em Santo André. Conheça