Profissionais da construção civil discutem Norma de Desempenho em Novo Hamburgo | Téchne

Normas e legislação

Notícias

Profissionais da construção civil discutem Norma de Desempenho em Novo Hamburgo

Foram realizadas palestras sobre o tema e duas visitas técnicas

Luísa Cortés, do Portal PINIweb
21/Outubro/2016
Unisinos / Flickr

A Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (COMAT/CBIC) reuniu-se ontem (20) para discutir a Norma de Desempenho NBR 15.575. Compareceram em Novo Hamburgo (RS) mais de 40 profissionais, de todo o País para debater o assunto.

Durante o evento, Anelise Luvison, diretora técnica do Sinduscon-NH ministrou uma palestra sobre modelagem do diagnóstico da situação inicial e identificação das ações, com foco na implementação da norma.

Também foram discutidos tópicos como o papel da academia, por Bernardo Tutikian; a visão do projetista, por Carlos Eckhard e Maicon Schaab e estudos de caso, por Kommerling. Algumas palestras ainda compuseram o conteúdo programático, dentre elas: "Primeiro empreendimento brasileiro a atender o nível superior das seis partes da Norma de Desempenho", apresentada por Eduardo Frapiccini e "Análise crítica do processo implementado em NH e seus desdobramentos", por Anelise Luvizon e Eduardo Frapiccini, e que teve como debatedor o professor do IPT, Ercio Thomaz.

Referências

O COMAT promoveu duas visitas técnicas, sendo a primeira no Instituto Tecnológico de Desempenho e Construção Civil (ITT) da Unisinos, com sede em São Leopoldo. O laboratório da universidade é utilizado para a avaliação de materiais e sistemas baseada na NBR 15.575, assim como para testes como avaliação acústica, desempenho ao fogo, impacto, térmico e durabilidade.

A segunda visita foi realizada na obra do Residencial Chronos, da Athivabrasil. O edifício é o primeiro no Brasil a respeitar todos os critérios superiores da Norma de Desempenho.

Leia mais: Norma de Desempenho completa três anos de vigência