PINI oferece dia de palestras gratuitas na Feicon. Confira a programação | Téchne

Carreira

Notícias

PINI oferece dia de palestras gratuitas na Feicon. Confira a programação

Profissionais abordarão temas como blocos de concreto, revestimento de fachadas, gestão de projetos BIM, estruturas metálicas e impermeabilização

Luísa Cortés, do Portal PINIweb
8/Fevereiro/2017
Shutterstock

A PINI oferece no dia 6 de abril um dia completo de palestras gratuitas na Feicon Batimat, feira que reúne fornecedores da construção civil em São Paulo. As apresentações serão realizadas na Arena do Conhecimento e os interessados poderão se inscrever presencialmente. São 50 vagas por palestra.

Das 11h30 às 12h15, Flávio Nese vai falar sobre Fabricação e Comercialização de Blocos de Concreto. O consultor com mais de 20 anos de experiência na gestão de projetos técnicos e administrativos abordará temas como insumos, equipamentos, fabricação, cura, paletização, venda, entrega e pós-venda. Além disso, tratará de temas como os benefícios da execução e no financeiro da obra, da qualidade, certificação e garantias para quem fabrica, quem vende e quem usa.

Nese tem dois livros publicados pela Editora PINI: Como Ler Plantas e Projetos - Guia Visual de Desenhos de Construção e Alvenaria Estrutural, com Carlos Alberto Tauil.

Em seguida, das 14h00 às 14h45, Fabiana Ribeiro discorre sobre Boas Práticas em Revestimentos de Argamassa e Cerâmicos de Fachadas. Está previsto que ela aborde temas como as práticas relevantes em projeto e na produção de revestimento de argamassa a placas cerâmicas em fachadas, com foco na minimização de patologias e otimização da produtividade durante o processo construtivo, em cada etapa da produção.

A engenheira civil é sócia-diretora da FCH Consultoria e Projetos, especializada em projetos para produção de alvenarias e revestimentos de fachadas e sistemas de construção seca e consultoria para tratamento de patologias em revestimentos. Atualmente, também ministra o curso Gestão e Tecnologia de Sistemas Construtivos de Edificações da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e tem um livro publicado pela Editora PINI: Juntas de Movimentação em Revestimentos Cerâmicos de Fachadas

Já o engenheiro Tomás Lima fará uma palestra das 15h00 às 15h45, para abordar o tema Gestão de Projetos BIM 4D e 5D - Otimização de Custos de Obras Através de Processos Cíclicos Colaborativos. Ele falará sobre como a metodologia de gestão de projetos aliada a ferramentas BIM podem trazer benefícios no levantamento de custos, e como os profissionais devem utilizá-lo além das fronteiras de compatibilização, extraindo outros benefícios na etapa de orçamento e planejamento das obras.

O profissional é pós-graduado em Gestão Colaborativa de Projetos com Ênfase em BIM no Instituto IDD, e coordenador de projetos BIM 4D/5D na Campestrini Projetos.

O próximo é Renato Gibson Bragança Pinheiro, que tem a sua palestra marcada das 16h00 às 16h45. Na ocasião, discursará sobre Estruturas Metálicas para Coberturas e Galpões, em que abordará as práticas relevantes de projeto, manufatura e execução de coberturas em estruturas metálicas. A ideia é tocar em assuntos como Qualidade e confiabilidade Erros e acidentes; Custos e perdas; Interfaces construtivas; e Planejamento e gerenciamento.

Pinheiro é sócio-responsável técnico pela Gibson Engenharia Ltda, e atua em consultoria e projetos de estruturas metálicaa, estruturas de concreto armado e protendido e de alvenaria estrutural desde 2004. Já ministrou cursos na Universidade Presbiteriana Mackenzie, na Faculdade Integradas Pitágoras e na Faculdade Mário Schenberg

A seguir, das 17h00 às 17h45, José Miguel Morgado abordará o tema Sistemas de Impermeabilização. O diretor-executivo do Instituto Brasileiro de Impermeabilização (IBI) fornecerá noções sobre a impermeabilização, áreas que deverão recebê-la, e os seus diversos sistemas impermeabilizantes: mantas asfálticas, mantas sintéticas, membranas poliméricas, membranas asfálticas, membranas acrílicas, membranas de PU, epóxi e aditivos para construção, assim como argamassas poliméricas. Serão contemplados também sistemas de proteção vertical.

Por fim, das 18h00 às 18h45, Marcelo Ayrosa encerra o ciclo de palestras da Editora PINI, com o tema Vedação em Drywall. O profissional falará sobre o projeto (suas premissas, desempenho e integração com instalações), instalação (premissas, estruturação, chapeamento e acabamento), e uso e manutenção (pintura, fixação de cargas e reparos).

Ayrosa já foi engenheiro de vendas na Knauf do Brasil Ltda (de 1998 a 2004), e hoje é diretor da Gypsul Materiais para Acabamentos e Instalações Ltda (desde 2007) e consultor independente em Sistemas de Construção a Seco (desde 2004).

Confira mais detalhes sobre o dia de palestras oferecido pela PINI, clicando aqui