BIM vira disciplina nos cursos de engenharia civil e ambiental da USP | Téchne

Carreira

Notícias

BIM vira disciplina nos cursos de engenharia civil e ambiental da USP

Apesar da aplicação na prática da ferramenta ser relativamente recente, universidade pretende disseminar seu uso no Brasil

Kelly Amorim, do Portal PINIweb
6/Maio/2014
Shutterstock

Os cursos de Engenharia Civil e Ambiental da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) terão a partir do próximo semestre uma nova disciplina sobre o conceito de Building Information Modeling (BIM) ou Modelagem da Informação da Construção, na tradução para o português. O objetivo é disseminar o uso da ferramenta, já que a aplicação na prática do BIM é relativamente recente no Brasil.

A réplica virtual em 3D criada pelo BIM apresenta todos os aspectos de qualquer obra em construção, como a geometria, paredes, janelas, escadas, instalações hidráulica e elétrica, vigas e colunas. De acordo com o professor Eduardo Toledo Santos, do Departamento de Engenharia de Construção Civil (PCC), por meio do BIM é possível detectar com antecedência problemas do projeto, situações de risco à segurança dos trabalhadores e erros no cronograma.

Além da criação da disciplina, chamada de Introdução ao Projeto na Engenharia, a Poli-USP está desenvolvendo outras ações para divulgar o BIM no Brasil, como a orientação de alunos de mestrado e doutorado no tema, tradução do principal livro da área (BIM Handbook - Manual de BIM) e coordenação de comissão na Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para criação de normas na área de BIM.

Destaques da Loja Pini
Aplicativos