Prova comentada: fundações | Téchne

Téchne Educação

Prova comentada: fundações

Veja as questões da prova da disciplina Fundações, do 9º semestre do curso de engenharia civil da Faculdade Católica do Tocantins

Jocélio Cabral de Mendonça
Edição 245 - Agosto/2017

Jocélio Cabral de Mendonça
joceliocabralmendonca@gmail.com

Acervo pessoal

Jocélio Cabral de Mendonça graduou-se em engenharia civil pela Escola de Engenharia da Universidade Federal de Goiás, em 1996. Mestre em Geotecnia pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (2000), é professor de Fundações, Barragens e Obras de Terra, Aplicação de Geossintéticos e Geotecnia Ambiental na Católica do Tocantins desde 2014, nos cursos de Engenharia Civil e Engenharia Ambiental. Atualmente, trabalha como diretor de engenharia na SIGplus Soluções Geotécnicas e na SIGCON Indústria e Montagens.


A disciplina de Fundações é ensinada aos alunos no 9o semestre do curso de engenharia civil da Católica do Tocantins, juntamente com Barragens e Obras de Terra. Aplicada ao projeto e execução de obras de pequena e grande escala, como pontes e arranha-céus, a matéria tem como base a modelagem da estrutura de fundação, que depende da magnitude e da complexidade do carregamento, sendo influenciada pelas características geotécnicas do maciço de solos utilizado como apoio da estrutura de concreto, aço ou até mesmo de aterros.

O escopo da disciplina abrange o reconhecimento das tecnologias de fundação disponíveis e aplicáveis regionalmente, além das prescrições da NBR 6122/2010 - Projeto e Execução de Fundações. Professor da disciplina na Faculdade Católica do Tocantins, o engenheiro civil Jocélio Cabral de Mendonça explica que os principais conceitos ensinados em Fundações são os modelos de transferência de carga por placas horizontais (tensões normais) e por superfícies verticais (tensões tangenciais); a definição de capacidade de carga na ruptura e projeto para fundações diretas e profundas; o dimensionamento geométrico dos elementos estruturais e o dimensionamento estrutural dos elementos de fundação e dos sistemas de ligação entre conjunto de elementos e a superestrutura (pilares). Outros conceitos ministrados no curso são a verificação de recalques imediatos em fundações diretas, a discussão de métodos de estimativa de recalques de longo prazo em fundações diretas e profundas e a escolha do tipo de modelagem de fundações (tecnologias disponíveis e aplicáveis).

Conteúdo exclusivo para assinantes da revista Téchne

Outras opções

Destaques da Loja Pini
Aplicativos