Feira focada no concreto e sua cadeia produtiva aposta em inovações para o desenvolvimento do setor | Téchne

Tecnologia

Feira focada no concreto e sua cadeia produtiva aposta em inovações para o desenvolvimento do setor

Confira os destaques da Concrete Show 2017, realizada de 23 a 25 de agosto em São Paulo

Carine Savietto
Edição 245 - Agosto/2017
pixabay.com

Principal evento na América Latina a reunir a cadeia produtiva do concreto em toda sua extensão, a Concrete Show South America chega à sua 11a edição com a perspectiva e fomentar novos negócios e impulsionar o reaquecimento da indústria da construção civil no Brasil. Mais de 150 expositores brasileiros e estrangeiros estarão presentes na feira, que será realizada de 23 a 25 de agosto, no Pavilhão São Paulo Expo, na Zona Sul da capital paulista.

"A Concrete Show deste ano acontece em um momento em que o setor de construção civil observa atento a recuperação do mercado, ainda que lenta, e discute melhores práticas construtivas que possam garantir a sustentabilidade da obra e o aumento da eficiência com menos recursos. Nesse cenário, o evento reafirma seu papel como uma ferramenta de fomento aos negócios ao oferecer oportunidades únicas de networking e uma ampla visão do que há de mais moderno em soluções que atendam a toda a cadeia produtiva do concreto e ao setor de construção civil", afirma Renan Joel, diretor da feira.

As marcas expositoras abarcam mais de 40 segmentos e oferecem soluções que vão desde equipamentos para terraplenagem, canteiros de obras e projetos estruturais até tecnologias de ponta, serviços e acabamentos. Realizada anualmente, a feira se destaca por atrair a atenção de profissionais de construtoras dos segmentos residencial, comercial e de obras de infraestrutura de pequeno, médio e grande portes, além de escritórios de engenharia e arquitetura, órgãos governamentais e empreiteiras de obras públicas, consultorias, entre outros. De acordo com a organizadora, a UBM Brazil, a edição anterior recebeu mais de 22 mil visitantes, vindos de 36 países.

Um dos destaques do evento em 2017 é o lançamento do Concrete Congress, que oferece uma programação de conteúdo, com palestras e cursos realizados paralelamente à feira. Entre os temas abordados, estão as novas tecnologias aplicadas ao concreto, construção sustentável, soluções de infraestrutura para cidades e a gestão de pequenas e médias construtoras.

Assim como em edições anteriores, o Concrete Show contará com um espaço dedicado à realização de cursos e seminários das principais entidades do setor, tais como Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto (Abcic), Associação Brasileira de Argamassa Industrializada (Abai), Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural (Abece) e Sindicato da Construção (Sinduscon-SP).

VEJA UMA SELEÇÃO DE PRODUTOS APRESENTADOS PELOS EXPOSITORES NESTA EDIÇÃO DO EVENTO

Divulgação/Sahara

TIJOLOS SUSTENTÁVEIS
Apresentada pela Sahara, a prensa profissional para tijolos ecológicos solo cimento é uma alternativa sustentável para a produção de casas de alto padrão ou até mesmo a comercialização de tijolos ecológicos com um investimento relativamente baixo. A prensa produz peças medindo 12,5 cm x 25 cm, que requerem apenas solo, cimento e água como matérias-primas. Ao adquirir o equipamento, o parceiro passa a ter à sua disposição suporte técnico, além de treinamento prático e teórico para sua correta utilização.

Divulgação/Sahara

PRODUÇÃO AUTOMATIZADA
Outro destaque da Sahara é a máquina de blocos de concreto Super 10G, que oferece formas recambiáveis, que podem fabricar, além de blocos, canaletas, pavers, lajotas, miniguias e outras centenas de peças diferentes. O modelo é hidropneumático: enquanto o sistema pneumático trabalha nas funções que não requerem força bruta, o hidráulico permanece em repouso, gerando menor aquecimento do óleo e dos demais componentes.

Divulgação/Aditex

GESSO TURBINADO
A Gessotex, lançamento da Aditex, é uma linha de aditivos para serem utilizados no gesso nacional com o objetivo de melhorar suas propriedades e características. Gessotex C é um composto formulado especialmente para o gesso cola, que proporciona um aumento significativo na sua resistência de aderência. Gessotex H é um aditivo hidrorrepelente que promove uma redução na permeabilidade e solubilidade à água do material. O Gessotex C, por sua vez, é um composto desenvolvido para o gesso projetado, contribui para a aderência ao substrato e minimiza a ocorrência de fissuras.

Divulgação/HM Rubber

NANOTECNOLOGIA RESISTENTE
A HM Rubber apresenta impermeabilizantes anticorrosivos e termoacústicos, desenvolvidos com nanotecnologia aplicada à borracha líquida. Os produtos da linha Impertech Gold podem ser utilizados em projetos industriais, comerciais, residenciais, além de edificações do agronegócio. Com 500% de elasticidade e 95% de memória de recuperação, a borracha líquida tem aderencia a diversos tipos de substratos, como metal, concreto, madeira e outras superfícies internas e externas, formando uma película de borracha resistente à umidade e à corrosão.

Divulgação/Wacker

IMPERMEABILIZAÇÃO MAIS FÁCIL
A Wacker apresenta a Vinnapas, sua linha de polímeros dispersíveis em pó, indicada para melhorar a adesão e a flexibilidade de impermeabilizantes de cimento puro. Excelente aderência a substratos diferentes em ampla faixa de condições, tempo em aberto e tempos de correção mais longos até sob altas temperaturas ambientes, força coesiva otimizada e flexibilidade melhorada para evitar fissuras resultantes das tensões entre o substrato e a placa cerâmica são alguns dos benefícios apontados pelo fabricante.

Divulgação/ACR

VISÃO AGUÇADA
Um dos problemas mais comuns que os operadores de guindastes e gruas enfrentam é a falta de visão no momento da operação. Pensando nisso, a ACR lança o Radiomatic Photon, sistema de rádio de controle fornecido em conjunto com uma ou mais câmeras, que são instaladas em qualquer lugar da máquina e fornecem imagens em tempo real para um visor de 3,5'''', localizado no transmissor do rádio controle. O operador adquire melhor visão geral de ambientes complexos e ângulos obstruídos, permitindo a detecção precoce de perigos e, consequentemente, tornando o trabalho mais preciso e seguro.

Divulgação/Anvi

MISTURA PERFEITA
O misturador de argamassa Anvi prepara o material quatro vezes mais rapidamente do que uma betoneira, além de oferecer mais homogeneidade e qualidade à mistura. Com o equipamento, é possível fazer a argamassa no mesmo andar em que ela será consumida, e não mais numa central no térreo - desse modo, o transporte de areia e cimento pode ser feito com dias de antecedência, fora do horário de pico do guincho ou da cremalheira. Além disso, a máquina diminui a ociosidade dos pedreiros, uma vez que eles recebem a argamassa no momento exato em que necessitam, diretamente do misturador.

Divulgação/Anvi

CONCRETO PROJETADO
Os projetores de argamassa da linha Anvijet, também da Anvi, foram desenvolvidos para realizar bombeamento e projeção de argamassa para chapisco, além de bombeamento de grout de piso autonivelante. Os modelos são capazes de transportar e projetar volumes de até 17 m³/hora. Estreitos, podem ser utilizados até em espaços pequenos, e são indicados tanto para a aplicação interna quanto externa. De acordo com o fabricante, ajudam a diminuir o desperdício, as patologias e otimizam a produção diária na obra.

 

1 | 2 | Próxima >>

Destaques da Loja Pini
Aplicativos