Notícias rápidas da engenharia | Téchne

Área Construída

Notícias rápidas da engenharia

Edição 245 - Agosto/2017
Divulgação/Biomassa do Brasil

Empresa cria argamassa pronta para aplicação e é selecionada para o Braskem Labs

Por ter desenvolvido uma argamassa pronta para aplicação - a Biomassa Assentamento de Blocos -, a Biomassa do Brasil foi uma das dez empresas selecionadas para participar da terceira edição do Braskem Labs, programa de aceleração de empreendedores da Braskem. O processo de escolha dos participantes considerou aspectos como inovação, potencial de mercado, perfil da equipe, modelo de negócio e impacto socioambiental.

Divulgação/Biomassa do Brasil
Argamassa desenvolvida pela Biomassa do Brasil: redução de 95% no consumo de água

"A sustentabilidade e a praticidade presentes na argamassa da Biomassa do Brasil fizeram com que a empresa se destacasse entre os avaliadores", diz Jorge Soto, diretor de Desenvolvimento Sustentável da Braskem. Considerada a primeira argamassa polimérica do mercado nacional a atender aos requisitos das normas para composto polimérico NBR 16590-1 e NBR 16590-2, a Biomassa Assentamento de Blocos reduz o consumo de água em 95% e o custo da mão de obra em 40%, quando comparado ao cimento, tendo um rendimento 20 vezes superior ao da argamassa convencional. Além disso, o produto já vem pronto, em uma embalagem que facilita a aplicação.

Reprodução/Governo do Estado de São Paulo
Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) no Parque Municipal Chácara do Jockey, em São Paulo: uso da nova argamassa em prédio de três pavimentos

Para Ricardo Strafacci, diretor comercial da Biomassa do Brasil, participar do programa foi desafiador. "Com as mentorias feitas, conseguimos identificar alguns de nossos problemas e buscar as melhorias, além de descobrir outros caminhos e metodologias que podemos agregar em nossos trabalhos", afirma Strafacci.

Divulgação/Construtivo/LPC Latina
Maquete de realidade virtual da Construtivo em parceria com a LPC Latina permite visão mais detalhada em 360 graus

Construtora e empresa de tecnologia criam maquete com realidade virtual

Apresentada durante a Intermodal South America, feira voltada para o setor de logística, ocorrida em São Paulo, a maquete virtual criada pela Construtivo e pela construtora LPC Latina permite que o cliente conheça qualquer projeto com o máximo de detalhes e em uma perspectiva de 360 graus. Outra vantagem é que ela pode ser apresentada para um público mais abrangente do que engenheiros e técnicos. O primeiro projeto dessa parceria foi desenvolvido para a obra da Moega Rodoviária, da empresa Rumo, localizada no terminal de Rondonópolis, em Mato Grosso. "Em comparação com a maquete física ou com o projeto impresso, a mobilidade permitida pela realidade virtual se tornou um diferencial nosso, ou seja, podemos transportar os projetos para onde quisermos e entregar para o cliente testar onde ele estiver", diz Renato Gama, diretor executivo da LPC Latina.

Manual orienta arquitetos e engenheiros sobre operações bancárias

Divulgação/Ibape Nacional

O Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia (Ibape Nacional), em parceria com sua representação de São Paulo (Ibape-SP) e as principais instituições financeira do país, está lançando o manual Diretrizes Básicas para Avaliações em Garantias Bancárias. Direcionado a gestores internos das instituições financeiras, arquitetos e engenheiros de avaliação, o documento traz orientações sobre diversos tipos de operações bancárias que envolvam avaliações de bens, além de abordar conceitos e técnicas gerais da Engenharia de Avaliações, tais como: ciclo de vida do bem em garantia; bases de valor; e valor de liquidação forçada. Os interessados podem acessar as informações do documento gratuitamente por meio do site do Ibape Nacional: ibape-nacional.com.br

Fabricante brasileira de drywall importa tecnologia alemã

O novo processo de calcinação importado pela Trevo Drywall da Alemanha utiliza a tecnologia flash, que consiste na moagem da pedra de gipsita e na injeção de gases. Como consequência, o material passa pelas etapas de filtragem e resfriamento antes de seguir para a linha de fabricação das chapas. "Com esse novo sistema, vamos aperfeiçoar ainda mais as ferramentas de controle de processo e, em decorrência disso, aprimorar a qualidade das nossas chapas de drywall", afirma Sávio Maia, CEO da Trevo Drywall.

Divulgação/Trevo Drywall

Uberlândia terá o primeiro prédio vertical com energia solar

A cidade mineira de Uberlândia vai receber o primeiro edifício que usa energia solar em suas áreas comuns. Localizado na Granja Marileusa, primeiro bairro planejado da cidade, o prédio foi concebido para se tornar referência em sustentabilidade e tecnologia para a região. A iniciativa permite que a Cappini Incorporações Imobiliárias e Negócios Inteligentes, responsável pela obra, ocupe o posto de primeira empresa a incluir a tecnologia em um prédio vertical da cidade - o que trará aos moradores o benefício de reduzir os custos com a energia elétrica.

Destaques da Loja Pini
Aplicativos