25 anos de sucesso e inovação | Téchne

Editorial

25 anos de sucesso e inovação

Edição 245 - Agosto/2017

Entender os entraves da realidade brasileira na implementação de novas tecnologias pode ajudar a vencer barreiras que parecem intransponíveis. Para quem está alinhado com as técnicas vanguardistas do setor pode parecer que o BIM já é realidade sedimentada em todo o país. No entanto, a verdade é que estamos engatinhando nesse sentido. O entrevistado desta edição, Alio Ernesto Kimura - autor do livro Informática Aplicada em Estruturas de Concreto Armado, publicado pela Editora PINI -, é uma das principais autoridade brasileiras no assunto. Num bate-papo assertivo, ele apresenta os empecilhos para a difusão efetiva do BIM como ferramenta de trabalho no Brasil. Vale a pena conferir os motivos, segundo o especialista, para a lentidão no amadurecimento dessa tecnologia por aqui.

A reportagem de capa trata de um assunto cada vez mais importante: a recuperação de terrenos contaminados. Realidade em grande parte das glebas disponíveis nos grandes centros metropolitanos brasileiros, o solo contaminado pode ser alternativa para a aquisição de lotes mais baratos. No entanto, exige-se cuidado específico para o tratamento dos resíduos impregnados em cada terreno. A boa notícia é que cada vez mais áreas têm sido recuperadas, com uma combinação entre tecnologia avançada e fiscalização efetiva. O resultado é a reinserção de lotes e glebas antes rejeitados pelo mercado, gerando assim novas possibilidades de uso e aproveitamento de vazios urbanos.

Ainda nesta edição, caro leitor, Téchne traz o detalhamento de sistemas de coleta de águas pluviais planejados não como remediação, mas como elemento intrínseco à concepção do projeto. Legado positivo da severa crise hídrica pela qual o Sudeste passou tempos atrás.

Os Editores

Boa leitura!

Destaques da Loja Pini
Aplicativos