Veja qual cuidado ter em alicerces expostos e se o polietileno de alta densidade pode ser usado em deque de piscinas | Téchne

IPT Responde

Veja qual cuidado ter em alicerces expostos e se o polietileno de alta densidade pode ser usado em deque de piscinas

Envie sua pergunta para o email iptresponde@pini.com.br

Edição 244 - Julho/2017
Divulgação Denver

Alicerces expostos em muro desaterrado exigem cuidado especial

Durante movimento de terra realizado em um lote para construção de varanda, o alicerce do muro do vizinho acabou exposto totalmente, a ponto de revelar a porção de terra sob a fundação. Como devo proceder neste caso?

Primeiramente, como o muro do terreno vizinho teve os alicerces expostos, com desconfinamento do solo, parece-nos que haverá necessidade de subfundação, ou seja, completar com concreto ou alvenaria os espaços abaixo do alicerce original, apoiando o material de prolongamento em solo estável e resistente.

Para evitar a percolação de umidade do terreno vizinho para a sua varanda, após a execução do prolongamento parece conveniente rebocar toda a base do muro e executar impermeabilização com manta asfáltica, seguindo-se a construção da parede da varanda. Ou seja, resultará impermeabilização aderida entre uma e outra parede, sendo recomendável que a altura da impermeabilização avance até a altura da parede da varanda, ou mesmo ultrapasse em 20 a 30 cm o topo da parede da varanda.

Conteúdo exclusivo para leitores
cadastrados ou assinantes da revista Téchne

Ainda não é um assinante PINI?
Escolha uma das opções abaixo e faça já sua assinatura.