Prova comentada: pontes e grandes estruturas | Téchne

Téchne Educação

Prova comentada: pontes e grandes estruturas

Veja as questões da disciplina do curso de engenharia civil da Unisanta

Iberê Martins da Silva
Edição 244 - Julho/2017

Iberê Martins da Silva
ibere.silva@engecorps.com.br

Assecom/Unisanta

Graduado em engenharia civil pela Universidade Santa Cecília (1998), em Santos (SP), ele obteve 98.5 de pontuação no Exame Nacional de Cursos, a nota mais alta de engenharia civil em todo o país. Essa conquista lhe abriu portas para o mestrado em engenharia civil com ênfase em Estruturas pela Universidade de São Paulo (2003) e também para sua carreira docente. Leciona Pontes e Grandes Estruturas na Faculdade de Engenharia da Universidade Santa Cecília. Trabalhou como calculista e coordenador de projetos na Outec Engenharia e na Conestoga-Rovers & Associados Engenharia. Atualmente, coordena o Departamento de Estruturas da Engecorps Engenharia. Destaca-se pela experiência na área de engenharia civil com ênfase em Estruturas de Concreto, atuando, principalmente, na elaboração de projetos de pontes e obras industriais.


Ministrada para os alunos do décimo semestre do curso de engenharia civil da Universidade Santa Cecília (Unisanta), em Santos (SP), a disciplina Pontes e Grandes Estruturas apresenta elementos de projeto e execução de obras de infraestrutura como pontes, viadutos, torres, barragens e túneis. Tem como objetivo habituar o estudante com os componentes e as metodologias não comumente utilizados na construção de edifícios.

A disciplina se inicia com os aspectos históricos da engenharia de pontes, que nasceu junto com a engenharia civil, com a fundação, na França, da École Nationale des Ponts et Chausseés (Escola Nacional de Pontes e Estradas), em 1747. Em seguida, é feita uma introdução ao projeto de pontes, com ênfase nas interfaces do projeto geométrico de vias, estudo hidrológico de rios, estudo geotécnico de aterros de encontro e de fundações, além das metodologias construtivas como elementos pré-moldados, balanços sucessivos, viga empurrada e treliças lançadeiras.

Conteúdo exclusivo para assinantes da revista Téchne

Outras opções

Destaques da Loja Pini
Aplicativos