Integração entre planejamento e contratações na construção civil | Téchne

Artigo

Integração entre planejamento e contratações na construção civil

Trabalho visa demostrar, discutir e apresentar soluções técnicas de problemas corriqueiros entre o setor técnico de planejamento e a área administrativo-financeira de contrato

Edição 244 - Julho/2017

Autores:
Arqo Luis Fernando Tomaz de Lima
Profa Norma Gislene Urban Gomes


O planejamento para a construção civil consiste em organizações para a execução, em que são inclusos orçamentos e toda a programação da obra. Orçamento, que contribui para a compreenção e entendimento das questões econômicas; e a programação, com suas devidas distribuições por atividades no tempo. Com base nesse planejamento foi realizado um estudo de caso em uma obra de construção civil para que problemas ocorridos no decorrer da construção fossem apontados e solucionados a fim de manter o cronograma em dia e cumprir todos os prazos para a entrega do edifício. Este trabalho priorizou a produtividade e seus devidos processos executivos dos serviços que se encontram em estado crítico, aplicando planos de ações. No final foram feitas, comparações por meio de tabelas e gráficos apontando as ações com o avanço físico da obra, verificando mês a mês as metas propostas e as metas reais atingidas.

Introdução
Para muitas construtoras brasileiras, o planejamento ainda é uma incógnita. Algumas empresas mais estruturadas já conseguiram aperfeiçoar esse sistema às suas necessidades. Em geral, isso ocorre nas empresas construtoras de pequeno porte que não possuem em seu quadro de funcionários profissional da área de planejamento. Algumas empresas recorrem ao mercado e estabelecem parcerias com escritórios de engenharia para suporte no planejamento.

Entretanto, pode-se afirmar que existe uma grande parte das empresas que ainda não descobriu o verdadeiro retorno financeiro quando se aplica um planejamento adequado às construções de obras civis. Pode-se afirmar também que algumas empresas construtoras tratam o planejamento de forma superficial ou acreditam que os instrumentos do planejamento não atendem aos seus métodos de trabalho. Muitas empresas temem pelo excesso de burocracia e desconhecem que existem vários tipos de sistema para inserir um bom programa de planejamento, desde aplicações mais complexas até as mais simplificadas.

Conteúdo exclusivo para assinantes da revista Téchne

Outras opções