Saiba tudo sobre reforço estrutural com fibra de carbono | Téchne

Tecnologia

Saiba tudo sobre reforço estrutural com fibra de carbono

Resistência à tração superior ao aço não garante a indicação do material. As vantagens do uso para reforço de estruturas de concreto dependem de avaliação sistêmica da situação

Bruno Loturco
Edição 242 - Maio/2017
Reforço estrutural com fibra de carbono: o material apresenta resistência à tração quatro vezes superior ao aço

Por vezes, a capacidade de carregamento de uma estrutura de concreto não está adequada às solicitações às quais o elemento em questão está sujeito. A causa para tal situação pode ser variada. Em alguns casos, trata-se de uma patologia ocasionada por erros de projetos, erros de execução, utilização de materiais de baixa qualidade ou uma conjunção desses fatores, incluindo deterioração em razão do uso. Em outros, o que ocorreu foi uma alteração de finalidade da estrutura, com aumento de cargas, modificações estruturais, tais como aberturas em lajes e vigas para passagens, instalação de novos equipamentos, alteração de trem-tipo de pontes e viadutos etc.

Fibra de carbono como reforço estrutural: pode ser colada junto à estrutura original (EBR) ou inserida em lâminas (NSM)

Ou seja, a reavaliação estrutural é necessária sempre que há alteração de uso que impacte nos carregamentos, após algum tipo de sinistro e também quando, por meio de vistoria, é constatado que a estrutura não apresenta o desempenho esperado.

'É diferente, por exemplo, de uma correção de segregações (bicheiras) ou desagregações (ninhos de pedra)', afirma o engenheiro Alain Bertrand, integrante do CT 303 - Comitê Técnico de Concreto Reforçado com Fibras, que reúne representantes da Abece (Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural) e do Ibracon (Instituto Brasileiro do Concreto). Nesses casos, muitas vezes solucionados com grauteamento, não há qualquer alteração no dimensionamento estrutural, apenas o restabelecimento do elemento estrutural à condição inicialmente prevista.

Conteúdo exclusivo para assinantes da revista Téchne

Outras opções