Como construir: alvenaria estrutural com blocos de concreto | Téchne

Obras

Como construir: alvenaria estrutural com blocos de concreto

Com o aumento no volume de obras desse tipo, as construtoras têm acompanhado a evolução dos fornecedores e aperfeiçoado as técnicas de execução

Dirceu Neto
Edição 242 - Maio/2017
Divulgação Cury Construtora
Com 18 pavimentos cada, as quatro torres do empreendimento Penha São Paulo, construído pela Cury Construtora, teve fundação executada com estaca hélice contínua e vigas baldrame de alvenaria estrutural. Elétrica e hidráulica estão embutidas no piso

Focar a organização e a racionalização do canteiro, por exemplo, pode garantir uma boa produtividade, assim como o treinamento dos funcionários para atuar com precisão em cada etapa da obra. O aperfeiçoamento da fiscalização antes, durante e no pós-obra também é preocupação constante dentro das empresas.

O sucesso de uma obra de alvenaria estrutural começa com o projeto, que deve ser elaborado sempre seguindo a norma ABNT NBR 15961-1, que dispõe sobre a Alvenaria Estrutural - Blocos de Concreto. 'É importantíssimo o projeto já nascer com as premissas que a empresa quer. Deve ser bem otimizado, com as elevações bem definidas', avalia Giuseppe Vergara, gerente-geral de obras da Cury Construtora.

Vale lembrar que a execução da obra também deve seguir uma norma técnica, no caso, a ABNT NBR 15961-2, que estabelece os requisitos mínimos exigíveis para a execução e o controle de obras com estruturas de alvenaria que utilizam blocos. O documento inclui a necessidade de caracterização prévia dos materiais a ser utilizados (bloco, argamassa, graute e prisma), além da revisão dos procedimentos de ensaios fundamentais para a caracterização da alvenaria.

Conteúdo exclusivo para assinantes da revista Téchne

Outras opções

Destaques da Loja Pini
Aplicativos