Qual é o traço ideal da argamassa usada para pisos de cimento queimado? | Téchne

IPT Responde

Qual é o traço ideal da argamassa usada para pisos de cimento queimado?

Envie sua pergunta para o email iptresponde@pini.com.br

Edição 241 - Abril/2017

Reprodução

Traço ideal de argamassa para piso de cimento queimado

Qual é o traço ideal da argamassa usada para pisos de cimento queimado? Como assegurar uma superfície lisa e prevenir rachaduras nesse tipo de acabamento?

O traço adequado para pisos cimentados depende essencialmente da granulometria da areia: para areias de granulometria média/grossa, módulo de finura em torno de 3, o traço 1 : 4 se revela ideal (cimento Portland CP II E ou CP II F e areia em volume). Para areias mais finas, ou compostas com percentual significativo de finos, há necessidade de aumentar o consumo de cimento, atingindo-se até o traço 1 : 3.

Para aumentar a resistência superficial da argamassa do piso, há necessidade de constituir-se fina camada com maior consumo de cimento. Neste caso, costuma-se polvilhar cimento e, em seguida, alisar com a colher de pedreiro ('cimento queimado'). Outra possibilidade é preparar uma argamassa traço 1 : 1 (cimento e areia fina, em volume), com pequeno consumo de água, executando fina camada sobre a argamassa principal recém-desempenada (úmido sobre úmido).

Conteúdo exclusivo para leitores
cadastrados ou assinantes da revista Téchne

Ainda não é um assinante PINI?
Escolha uma das opções abaixo e faça já sua assinatura.