Projeto e construção de condomínios logísticos exigem afinação entre prazo, orçamento e viabilidade técnica | Téchne

Tecnologia

Projeto e construção de condomínios logísticos exigem afinação entre prazo, orçamento e viabilidade técnica

Veja quais são os sistemas construtivos mais utilizados neste tipo de obra, o que considerar na sua concepção arquitetônica e a importância da localização do terreno

Bruno Loturco
Edição 241 - Abril/2017

Divulgação
Com corredores mais estreitos, sistema autoportante de porta-páletes possibilita maior densidade de estocagemno CD da Cacau Show em Itapevi, São Paulo

Um dos fatores fundamentais para o projeto de centros logísticos é a localização. Não apenas para determinar a atratividade do empreendimento para empresas que demandam serviços de armazenamento e distribuição, mas também para pautar o projeto do condomínio como um todo. Afinal, se a obra estiver localizada próxima de algum centro comercial já desenvolvido, o projeto de arquitetura pode se concentrar no core da operação, deixando de lado instalações acessórias voltadas à prestação de serviços, como casas lotéricas, lanchonetes e restaurantes, agências bancárias, oficina para os caminhões e até mesmo postos de combustíveis. Nesses casos, a implantação do centro logístico pode até vir a estimular o desenvolvimento comercial do entorno.

Outros itens básicos que costumam constar do projeto e que se localizam na área externa dos galpões são: prédios administrativos, salas de reunião, salas de serviço predial como manutenção, limpeza e jardinagem, área de apoio para caminhoneiros com sanitários, vestiários e salas de descanso, refeitório, ambulatório, pátio para manobra de caminhões e bolsões para estacionamento.

Itens de segurança também são elementos que constam do projeto de um condomínio logístico. É preciso prever dispositivos como portarias blindadas, salas de segurança, alarmes, além de, eventualmente, sistema de eclusa para caminhões, conhecido como gaiola, e lombada antifurto com piso dilacerador.

Conteúdo exclusivo para assinantes da revista Téchne

Outras opções