Livros, sites e downloads para os profissionais da engenharia | Téchne

Obra Aberta

Livros, sites e downloads para os profissionais da engenharia

Edição 239 - Fevereiro/2017

Concreto Armado Eu Te Amo

Manoel Henrique Campos Botelho, Nelson Newton Ferraz;
1a edição;
428 páginas;
editora Blucher

Os autores reuniram suas próprias experiências e as de amigos, e deram origem a esta obra, que procura aguçar na cabeça de jovens engenheiros, arquitetos e tecnólogos a importância da ciência da administração empresarial. A ideia é transmitir, de maneira resumida e agrupada, os principais conceitos que todo profissional que se inicia na execução de obras da construção civil precisa conhecer nos campos das estruturas de concreto armado e alvenaria. O livro procura a qualidade didática, e não a formalidade de um texto técnico acadêmico. Assim, um mesmo assunto pode ser apresentado em vários itens e com várias abordagens. Na medida do possível, os autores procuram utilizar uma linguagem de obra.

Mecânica dos Solos - Conceitos e Princípios Fundamentais - Volume 1

Manuel de Matos Fernandes;
1a edição;
442 páginas;
editora Oficina de Textos

A publicação utiliza linguagem e ilustrações didáticas e diversos exemplos práticos para apresentar os conceitos básicos da área, sem deixar de aprofundar-se em cada tema. O livro aborda características físicas e de identificação de solos, estados de tensão, percolação, compressibilidade e consolidação e resistência ao cisalhamento dos solos. A obra procura ser referência tanto para quem está se iniciando no estudo da área como para estudantes de pós-graduação e profissionais de geotecnia.

Manual de Manutenção de Pontes Ferroviárias

Rodolfo Montoya;
1a edição;
134 páginas;
editora PINI

Os exemplos apresentados neste livro são de experiências reais, discutidos ao longo do tempo, casos conhecidos que o autor considera importante expor e discutir sua eficiência. A publicação também é fundamental para a atualização de engenheiros mais experientes, e permite lembrar técnicas e soluções práticas sobre o assunto e aprender propostas novas de soluções. Também são apresentadas dicas de projeto, lições aprendidas para otimizar e aproveitar os elementos estruturais, a fim de melhorar a vida útil, a execução, a manutenção e, em geral, todo o processo de vida de uma ponte ferroviária.

Gerenciamento de Recursos Hídricos - Conceituação e Contextualização

Antonio Carlos Zuffo,
Monica Soares Resio
Zuffo;
480 páginas;
editora Elsevier

O livro traz o que há de mais recente em pesquisa e discussão sobre gerenciamento de recursos hídricos, além de contar com a nova legislação sobre gestão e uso dos recursos hídricos nacionais. É direcionado para as áreas de engenharia, política, planejamento e gestão das águas, e foi escrito com uma linguagem acessível. A publicação possui exercícios que ajudam a entender melhor o assunto, além de quadros-resumo e dicas.