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Avaliação experimental de dormentes de madeira laminada colada de pinheiro

Veja artigo de Sandra Pozzer, Francisco Dalla Rosa e Zacarias M. Chamberlain Pravia, da Universidade de Passo Fundo

Edição 238 - Janeiro/2017

Os sistemas de transporte, sejam eles de produtos ou de passageiros, sempre foram essenciais para o desenvolvimento de toda e qualquer sociedade. A necessidade do deslocamento e da interação entre pessoas e produtos dos mais diversos locais do mundo tem crescido de maneira exponencial ao longo da história e do desenvolvimento de cada nação.

O modal ferroviário apresenta significativas vantagens como meio de transporte. Dentre elas destacam-se a sua grande capacidade e eficácia, principalmente para grandes distâncias. Grande parte da funcionalidade dos trens se deve à infraestrutura que os sustentam, destacando-se, dentro deste sistema, os dormentes, que têm a função de receber e amortecer as cargas provenientes do tráfego e transmiti-las ao lastro, mantendo constante o espaçamento entre os trilhos (PASETTO E GIACOMELLO, 2014).

Para que o desempenho de sua função ocorra de forma eficiente, os dormentes precisam ter elevada resistência mecânica aliada a um bom comportamento elástico, a fim de adequarem-se às condições de carga dinâmica e movimentação a que são impostos. Apesar do avanço no uso de elementos de concreto, aço e polímeros, o material que possui melhor desempenho na composição de dormentes ainda é a madeira, que, por seus aspectos naturais e de trabalhabilidade, ainda é líder no uso em ferrovias (NABAIS, 2014).

Sandra Pozzer
Engenheira civil formada pela Universidade de Passo Fundo

Francisco Dalla Rosa
Professor titular do programa de pós-graduação em engenharia civil e ambiental da Universidade de Passo Fundo

Zacarias M. Chamberlain Pravia
Professor titular do programa de pós-graduação em engenharia civil e ambiental da Universidade de Passo Fundo

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