Como fazer o detalhamento de estruturas de aço | Téchne

Artigo

Como fazer o detalhamento de estruturas de aço

Dados proporcionam clareza e facilitam a identificação prévia de qualquer medida a ser tomada no decorrer da obra

Edição 237 - Dezembro/2016

Mateus Flores Bordin
Engenharia Civil, Universidade de Passo Fundo (RS)

Marinês Silvani Novello
M.Sc., Engenheira Civil

Zacarias M. Chamberlain Pravia
D.Sc., PPGEng, Universidade de Passo Fundo (RS)

O detalhamento de projetos tem como principal finalidade a apresentação de todas as peculiaridades e informações a respeito de uma determinada obra, sejam estas informações mais amplas como na fase de definição de escopo, ou então mais específicas direcionadas para cada etapa da obra: cálculo estrutural, fabricação e montagem. Toda esta gama de dados tem como objetivo final proporcionar clareza e facilidade na identificação prévia de qualquer ação ou medida a ser tomada no decorrer e avanço da obra.

A atual situação do setor no Brasil apresenta uma singularidade no desenvolvimento dos projetos em aço, tendo assim padrões diferentes e específicos quando comparado de empresa para empresa, de profissional para profissional e de região para região, o que resulta na maioria das vezes na má qualidade de projeto e falta de clareza nas informações propostas.

Segundo a ABNT NBR 8800 (2008), conceitua-se projeto como o conjunto de especificações, cálculos estruturais, desenhos de projeto, de fabricação e de montagem dos elementos de aço juntamente com os desenhos de formas e armação quando relacionada a parte de concreto. De modo geral, a Associação Brasileira de Normas Técnicas não limita ou define um padrão específico para formulação de projetos técnicos, o que acarreta na criação de diversos padrões de detalhamento de projetos entre os profissionais da área.

Conteúdo exclusivo para assinantes da revista Téchne

Outras opções

Destaques da Loja Pini
Aplicativos