Edifício corporativo Mr. Shan, erguido em Porto Alegre (RS), tem solução estrutural, design e tecnologia incomuns ao mercado gaúcho | Téchne

Obras

Edifício corporativo Mr. Shan, erguido em Porto Alegre (RS), tem solução estrutural, design e tecnologia incomuns ao mercado gaúcho

O projeto, focado em certificação Leed, recorreu à estrutura metálica para reduzir o cronograma a 20 meses de obras

Nathalia Barboza
Edição 236 - Novembro/2016
 

Marcelo Donadussi

Símbolo de ousadia e arrojo. Com este espírito foi concebido o edifício Mr. Shan Business Offices, que deverá se transformar em um marco arquitetônico da cidade de Porto Alegre (RS). A estrutura metálica da edificação quebrou paradigmas do mercado local, acostumado a empreendimentos com estruturas de concreto.

O empenho no projeto acabou sendo reconhecido com o Prêmio Sinduscon- RS 2015 na categoria Destaque Tecnológico. 'Foi um trabalho de fôlego. O uso de estrutura metálica é ainda incipiente no Brasil e tivemos de estudar muito, pesquisar em uma literatura nacional escassa para fazer uma série de adaptações a partir do projeto básico original, que era de estrutura em concreto armado', conta o arquiteto Ronaldo Rezende, autor do projeto arquitetônico.

Destinado a oferecer escritórios para locação, o Mr. Shan foi encomendado em 2012 pela família do empresário Shan Ban Chun, nascido em 1930 em Shangai, na China. Ele veio ao Brasil no final dos anos 1950. Por aqui, fundou com seu irmão Shan Ban Yuen a indústria alimentícia Avipal e também atuou no mercado imobiliário gaúcho. Localizado na Av. Carlos Gomes, o edifício ganhou o nome de Mr. Shan em 2014, após a morte do patriarca chinês, aos 84 anos. 'O prédio está em uma avenida importante de Porto Alegre e nossa ideia foi a de que ele conversasse com a cidade, causasse um impacto positivo nas pessoas', afirma Rezende. O edifício possui oito pavimentos (mais três subsolos destinados a estacionamento) e abriga 48 áreas locáveis, delimitadas por estrutura modulável em gesso acartonado.

Conteúdo exclusivo para assinantes da revista Téchne

Outras opções

Destaques da Loja Pini
Aplicativos