Conheça os vencedores do Prêmio Talento Engenharia Estrutural 2016 | Téchne

Obras

Conheça os vencedores do Prêmio Talento Engenharia Estrutural 2016

Premiação da Abece e da Gerdau reconheceu projetos nas categorias Edificações, Infraestrutura, Obras de Pequeno Porte, Obras Especiais e Construção Industrializada, além de destaques do Júri e do quesito Sustentabilidade

Da redação
Edição 236 - Novembro/2016

O Prêmio Talento Engenharia Estrutural, uma iniciativa da Gerdau e da Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural (Abece), tem como objetivo reconhecer e premiar os profissionais ou empresas que desenvolvem projetos de destaque na engenharia de estruturas. Em sua 14ª edição, os participantes concorreram em cinco categorias: Infraestrutura, Edificações, Pequeno Porte, Obras Especiais e Construção Industrializada. Os vencedores e as menções honrosas foram anunciados no dia 27 de outubro, durante o Encontro Nacional de Engenharia e Consultoria Estrutural (Enece), em São Paulo (SP).

Divulgação dos autores

Segundo o regulamento, a categoria Infraestrutura avaliou projetos estruturais voltados para a área pública; em Edificações foram consideradas estruturas verticais ou horizontais para diversos usos e com área construída superior a 3 mil m²; de Pequeno Porte foram consideradas estruturas de residências unifamiliares de qualquer tamanho e edifícios - para qualquer uso - com área construída de até 3 mil m²; como Obras Especiais foram considerados projetos estruturais com sistemas construtivos específicos e diferenciados; e, por último, a categoria Construção Industrializada abrigou estruturas pré-fabricadas, pré-moldadas, metálicas ou que tenham se valido de processos industrializados de produção.

Além dos vencedores e das menções honrosas relativas a cada categoria, uma obra foi escolhida como o Destaque do Júri e outros dois projetos foram destaques no quesito Sustentabilidade. O público também participou da escolha de uma obra votando online. Puderam participar empresas e profissionais sediados no território brasileiro e projetos com menos de cinco anos desde sua concepção que já tivessem com a estrutura totalmente concluída.

Categoria Infraestrutura

VENCEDOR
Pontes Itapaiúna e Laguna
Autor: Luciano Afonso Borges (Maubertec Engenharia e Projetos - São Paulo/SP)
Cidade: São Paulo (SP)

Divulgação

Distantes 900 m uma da outra, as pontes Laguna e Itapaiúna fazem parte de uma intervenção viária que visa melhorar o trânsito na zona Sul de São Paulo. A geometria curva e complexa da ponte Itapaiúna, onde três ramos convergem, levou à adoção de uma estrutura em concreto protendido moldada in loco, com altura de construção variável no vão principal de 112 m sobre o rio e nos dois adjacentes.

Com vão relativamente pequeno (123 m) e uma declividade transversal de 3%, a ponte Laguna tem uma configuração curva com duas rampas de acesso em formato de "Y" em uma das margens, associada a um tabuleiro relativamente largo, o que conduziu à escolha de uma superestrutura em concreto protendido e em seção celular.

MENÇÃO HONROSA
Tecon
Autor: Augusto Cesar Guimaraes Freire (Beton Stahl Engenharia - Rio de Janeiro/RJ)
Cidade: Itaguaí (RJ)

Divulgação

O berço 301, no Porto de Itaguaí, é uma estrutura de 270 m de comprimento usada para amarração e atracação de embarcações e atuação de portêineres para embarque e desembarque de contêineres. A seção transversal do trecho IV, que tem 50 m de comprimento, consiste em quatro eixos de vigas longitudinais com alturas variáveis e eixos transversais a cada 5 m.

A laje será feita em duas etapas, sendo que a primeira é uma laje pré- -moldada e a segunda, uma sobrelaje. O elemento receberá um acabamento de 0,10 m de concreto simples. O projeto segue a NBR 6.118-2014 - Projeto de estruturas de concreto e os procedimentos seguem a NBR 9.782: Ações em Estruturas Portuárias, Marítima ou Fluviais.

PÁGINAS :: 1 | 2 | 3 | 4 | Próxima >>
Destaques da Loja Pini
Aplicativos