Especialista em modelagem da informação na construção fala sobre o uso do BIM no Brasil | Téchne

Entrevista

Wilton Silva Catelani

Especialista em modelagem da informação na construção fala sobre o uso do BIM no Brasil

Veja a opinião de construtoras, fornecedores e consultores sobre um dos mais graves problemas técnicos enfrentados pelo setor nos últimos anos

Por Nathalia Barboza
Edição 234 - Setembro/2016

WILTON SILVA CATELANI

Engenheiro civil formado pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) em 1986, atualmente é coordenador da Comissão de Estudos (CE-134) da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), responsável pelo desenvolvimento da primeira norma BIM brasileira, a NBR 15.965, que consiste num Sistema de Classificação da Informação para a Construção. Atua ainda como consultor BIM da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). Possui 29 anos de experiência profissional. Concluiu MBA pela Fundação Dom Cabral (2004) e atuou como consultor independente em Engenharia de Custos. Foi standards & development engineer da Shell (1995-2006), resources manager da Accenture (2008-2009) e gerente de softwares da PINI (2010- 2012). Trabalhou como gerente de Desenvolvimento de Negócios na Autodesk do Brasil e como consultor contratado pela Unesco (2013).

Para quem só ouviu falar, mas nunca viu como funciona o Building Information Modeling (BIM), ou Modelagem da Informação na Construção, em português, o lançamento em agosto da coletânea de cinco e-books 'Implantação BIM para Construtoras e Incorporadoras' é a chance de mergulhar no mundo virtual e tridimensional proposto pela ferramenta de modelagem.

Patrocinada pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), a coletânea foi escrita pelo consultor Wilton Catelani, que tem descrito uma trajetória de devoção ao tema, inclusive como coordenador da comissão ABNT da primeira norma brasileira do BIM.

O guia aborda os principais aspectos do BIM e mostra-se neutro em relação às tecnologias disponíveis. Segundo Catelani, o trabalho apresenta uma grande novidade ao publicar um quadro com todos os softwares oferecidos no Brasil separados por funcionalidades, dando uma visão comparativa das soluções possíveis ao longo de todo o ciclo de vida da construção. Os volumes podem ser baixados em: http://cbic.org.br/bim/.

<

Conteúdo exclusivo para assinantes da revista Téchne

Outras opções