Estudo revela como o planejamento inicial interferiu nas obras de reforma de dois data centers | Téchne

Artigo

Estudo revela como o planejamento inicial interferiu nas obras de reforma de dois data centers

Atraso na entrega do serviço pode impactar diretamente o aumento de custos, a indisponibilidade de equipe e a perda de credibilidade, entre outros fatores

Edição 233 - Agosto/2016

Wellen Zanoni Tenório Cavalcante
Engenheira civil, pós-graduanda em Controle e Planejamento de Obras Civis pela Universidade Anhembi Morumbi

Marcus Vinicius Lemos Ignácio
Professor-especialista da Universidade Anhembi Morumbi

A busca das empresas por melhores níveis de desempenho diante do planejamento de obra tem gerado a necessidade de aprimoramento dos sistemas de gestão e tecnologia da produção. Conforme Reis (2010), o atraso de obras vem ficando cada vez mais frequente, o que desencadeia prejuízos para as companhias.

De acordo com Reis (2010), o efeito dominó gerado pelo atraso das construtoras pode impactar diretamente o aumento de custos, o fluxo de caixa, a indisponibilidade de equipe e a perda de credibilidade, entre outros fatores. A análise criteriosa desses impactos constitui importante ferramenta para a melhoria da gestão de contratos e, em longo prazo, pode trazer melhorias no relacionamento com os clientes.

Segundo Mattos (2010), a deficiência no planejamento e no controle está entre as principais causas da baixa produtividade do setor da construção civil, de suas elevadas perdas e da baixa qualidade dos seus produtos. Essa afirmação justifica o grande impacto dos atrasos que rondam a falta de organização das empresas, principalmente no período de alto crescimento do mercado imobiliário e de ampliação do uso de tecnologia, que gerou empresas com grande volume de atividades e pouca capacidade de execução de acordo com as especificações.

Conteúdo exclusivo para leitores
cadastrados ou assinantes da revista Téchne

Ainda não é um assinante PINI?
Escolha uma das opções abaixo e faça já sua assinatura.

Destaques da Loja Pini
Aplicativos