Artigo - Modelos para vigas de concreto armado | Téchne

Artigo

Artigo - Modelos para vigas de concreto armado

Autores buscam validar a modelagem por elementos finitos com ensaio de uma viga submetida à flexão

Edição 231 - Junho/2016

Betina K. Muliterno
Engenheira civil formada pela Universidade de Passo Fundo
be.muliterno@hotmail.com

Zacarias M. Chamberlain Pravia
Professor titular do programa de pós-graduação em engenharia civil e ambiental da Universidade de Passo Fundo
zacarias.chamberlain@gmail.com

Figura 1 - Posicionamento da armadura e dimensões finais da viga

A análise estrutural tem como finalidade a obtenção dos esforços atuantes nas barras devido às ações externas. O papel do concreto armado é influenciado pela interação dos seus dois componentes: o concreto e o aço, sendo que é a aderência entre estes materiais que torna possível a transferência dos esforços, conforme Campos Filho (2003).

Segundo Nam-Ho Kim (2011), o método dos elementos finitos é um dos métodos numéricos para resolver equações diferenciais que resulta em ganhos de produtividade e de segurança. A modelagem em 3D de um elemento em concreto considerando a armadura pode apresentar resultados precisos para a análise estrutural, sendo possível inclusive prever o comportamento do elemento real como um todo, o que é um diferencial em comparação às modelagens clássicas. Segundo Floros e Ingason (2013), essa modelagem é capaz de capturar os modos de falha que não estão disponíveis através da análise por outro método, como por exemplo, fissuração e falha de ancoragem nas regiões de apoio.

Dessa forma, o objetivo dessa pesquisa é validar a modelagem por elementos finitos com o ensaio experimental de uma viga submetida à flexão, com a finalidade de verificar a flecha e a abertura de fissuras, realizando as devidas comparações entre os métodos. A estrutura foi modelada detalhadamente através do programa ANSYS 13.0, e também dimensionada seguindo as prescrições da norma NBR 6.118:2014 Projeto de Estruturas de Concreto - Procedimento.

Conteúdo exclusivo para assinantes da revista Téchne

Outras opções

Destaques da Loja Pini
Aplicativos