Como planejar o transporte e a montagem de estruturas metálicas | Téchne

Projetos

Como planejar o transporte e a montagem de estruturas metálicas

Projeto otimizado e planejamento logístico são determinantes para garantir economia e segurança em obras com estruturas metálicas

Por Fernanda da Escóssia
Edição 229 - Abril/2016

Foto: Flávio DAlambert

Foto: Flávio DAlambert
Estruturas metálicas usadas na reforma e ampliação do Bumbódromo de Parintins (AM) seguiram de barca por 420 km, de Manaus até o destino final

Antes de dar vida e movimento a construções, as estruturas metálicas percorrem um longo caminho até a obra - literalmente, em muitos casos, considerando-se as dimensões continentais do Brasil. O transporte e a montagem desse material exigem cuidados especiais para evitar acidentes em estradas e avenidas, ou no próprio canteiro.

A regra de ouro apontada por projetistas, arquitetos, engenheiros e fabricantes é planejar, planejar e planejar, desde a criação do projeto até a execução final, para garantir a segurança e reduzir o custo.

De acordo com o Instituto Aço Brasil e o Centro Brasileiro da Construção em Aço (CBCA), em 2015 a construção em aço representava cerca de 15% do universo do setor de edificações no Brasil. Nos Estados Unidos, 50% das construções multiandares comerciais são em aço e na Inglaterra, chegam a 70%.

Conteúdo exclusivo para assinantes da revista Téchne

Outras opções

Destaques da Loja Pini
Aplicativos