Prova comentada - Alvenaria estrutural | Téchne

Téchne Educação

Prova comentada - Alvenaria estrutural

Veja as questões da prova da disciplina de alvenaria estrutural aplicada no curso de engenharia civil da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Por Valentina Figuerola
Edição 225 - Dezembro/2015
Acervo pessoal

Kênia Aiko Togoe Fernandes Gouveia
keniavvg@gmail.com

Graduada em engenharia civil pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMG) em 2012, Kênia Aiko Togoe Fernandes Gouveia tem experiência naárea da construção civil como engenheira residente de obra e em engenharia civil com ênfase em projetos de estruturas de concreto armado, além de estruturas metálicas e instalações hidrossanitárias. É a atual coordenadora do curso de engenharia civil da Universidade Federal de Mato Grosso, no Campus Universitário do Araguaia (UFMT-CUA), onde leciona a disciplina de alvenaria estrutural. Também é coordenadora do projeto de extensão do curso básico da ferramenta computacional CAD.

Ensinar os alunos a dimensionar construções de alvenaria estrutural, capacitando-os a projetar um edifício e a gerenciar seu processo de execução. Essa é a proposta da disciplina optativa de alvenaria estrutural, ministrada para turmas do 7º semestre do curso de bacharelado em engenharia civil da Universidade Federal de Mato Grosso, no Campus Universitário do Araguaia (UFMT-CUA). A matéria também aborda os conceitos relacionados aos principais materiais utilizados em uma construção de alvenaria estrutural e as normas técnicas relacionadas a este sistema construtivo.

Foto: Marcelo Scandaroli

'A disciplina possui aplicação na área de estruturas e tem como objetivo ensinar os conceitos e resultados básicos dos conteúdos da súmula, fornecendo ao estudante conhecimentos e técnicas que lhe sejam úteis posteriormente', afirma a engenheira civil Kênia Aiko Togoe Fernandes Gouveia que, além de ser professora da disciplina, atua como coordenadora do curso de engenharia civil da UFMT-CUA. Ela explica que os alunos aprendem, por exemplo, a projetar modulações verticais e horizontais das paredes de alvenaria estrutural e de vedação, a determinar as ações horizontais e verticais às quais a estrutura está submetida e a dimensionar paredes pelo método dos estados limites submetidas à compressão simples, flexocompressão, flexotração e cisalhamento.

Conteúdo exclusivo para assinantes da revista Téchne

Outras opções