Prova comentada - Fundações | Téchne

Téchne Educação

Prova comentada - Fundações

Avaliação aplicada na disciplina de Fundações do curso de engenharia civil da UFMG aborda técnicas como sapatas isoladas, corridas, tubulões e estacas

Por Valentina Figuerola
Edição 223 - Outubro/2015
Acervo pessoal

Crysthian Purcino
purcino@etg.ufmg.br

Professor-adjunto do departamento de transportes e geotécnica da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Crysthian Purcino Bernardes Azevedo graduou-se em engenharia civil pela UFMG, onde também fez mestrado e doutorado em engenharia de estruturas. Atua principalmente nas áreas de engenharia civil, fundações, linhas de transmissão, mecânica dos solos, contenções e confiabilidade estrutural.

Foto: Marcelo Scandaroli

Ministrada no nono semestre do curso de engenharia civil da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a disciplina de Fundações capacita os alunos a escolher e a dimensionar os tipos de fundações de acordo com a obra e com o solo em questão. Os estudantes aprendem, por exemplo, a reconhecer as características e os perfis dos terrenos por meio de investigações geotécnicas realizadas por sondagens de simples reconhecimento (SPT) e ensaios de cone (CPT e CPTU).

A matéria capacita os alunos a dimensionar e a projetar fundações superficiais, como sapatas corridas e isoladas, e profundas, como estacas e tubulões. Também ensina a determinar valores como capacidade de carga, tensão admissível e recalques em fundações, além de explorar os ensaios de provas de carga estática e dinâmica. 'Para que a disciplina seja adequadamente assimilada pelos estudantes, eles devem ter conhecimento sobre mecânica dos solos, além de noções sobre geologia da engenharia e resistência dos materiais', explica Crysthian Purcino, professor-adjunto do departamento de engenharia de transportes e geotecnia da UFMG.

Conteúdo exclusivo para assinantes da revista Téchne

Outras opções

Destaques da Loja Pini
Aplicativos