Prova comentada - Recebimento e controle do concreto | Téchne

Téchne Educação

Prova comentada - Recebimento e controle do concreto

Além do conhecimento básico sobre dosagem de concretos, prova avalia domínio sobre controle tecnológico e decisões em conformidade com a NBR 12.655

Edição 209 - Agosto/2014
Acervo pessoal

José Carlos Paliari
jpaliari@ufscar.br

Paliari é engenheiro civil com doutorado em construção civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP). Na UFScar, dá aulas nas disciplinas Tecnologia de Construção de Edificações (TCE) I e II, é orientador de mestrado e doutorado e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Estruturas e Construção Civil.

Acervo pessoal

Fernanda G. da Silva Ferreira
fgiannotti@ufscar.br

Fernanda é engenheira civil com doutorado em engenharia e ciência de materiais pela Interunidades da USP, e pósdoutorado pela Poli-USP. É professora do curso de engenharia civil da UFSCar, onde também ministra aulas de TCE I e II.

Acervo pessoal

Almir Sales
almir@ufscar.br

Sales é engenheiro civil com doutorado em construção civil pela Poli-USP. Na UFSCar, também é professor das disciplinas TCE I e II e orienta mestrandos e doutorandos no Programa de Pós- Graduação em Estruturas e Construção Civil.

A disciplina Tecnologia de Construção de Edificações 1 (TCE 1) é oferecida no quinto semestre do curso de engenharia civil da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Ela faz parte de uma cadeia de disciplinas voltadas à área de materiais e tecnologia. Esta cadeia se inicia com a disciplina Materiais e Componentes da Indústria da Construção Civil (MICC), passando pela disciplina objeto desta seção e finaliza com a disciplina Tecnologia de Construção de Edificações 2 (TCE 2).

A disciplina TCE 1 é oferecida em duas turmas de aproximadamente 40 alunos e aborda tópicos relacionados à execução de estruturas de concreto armado, passando pelos serviços de fôrmas, armação e concretagem, e alvenaria de vedação. O curso também aborda controle tecnológico e dosagem de concretos convencionais.

Todo o material para consulta (artigos, vídeos, textos de dissertações e teses, indicações de livros) é disponibilizado ao aluno por meio do Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment (Moodle), plataforma desenvolvida para o ensino à distância, mas utilizado também como apoio ao ensino presencial na UFSCar. As avaliações também são realizadas no ambiente do Moodle, mesclando questões dissertativas, numéricas, de associação e de múltipla escolha. A UFSCar dispõe de salas de informática que dão suporte à aplicação dessas provas.

Sergio Colotto

Além das questões relacionadas a seguir, outras também são exigidas para complementar a avaliação do conhecimento adquirido pelo aluno sobre o tema desta prova comentada. Ao final da prova, o aluno tem o feedback automático gerado pelo Moodle, no qual pode verificar os erros cometidos com base nas respostas esperadas previamente cadastradas pelos docentes. É exigida dos alunos também a capacidade de tomar decisões, com base na NBR 12.655:2006 - Concreto de Cimento Portland - Preparo, Controle e Recebimento - Procedimento, relativas ao planejamento da concretagem, ao controle tecnológico do concreto recebido no canteiro de obras e aos conceitos básicos sobre dosagem de concretos convencionais.


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